Toyota Yaris Cross deve ter três versões e fazer até 19 km/l; veja itens


Confirmado para outubro como o principal lançamento da Toyota no Brasil em 2025, o SUV compacto Yaris Cross aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecido. Autoesporte já revelou diversos detalhes sobre o modelo ao longo dos últimos meses e, agora, o site Carros Na Web antecipa o que parece ser o catálogo de versões do modelo. As informações incluem motorização, equipamentos e até as médias de consumo do veículo.

Os dados ainda não foram confirmados pela marca, mas foram levantados a partir do acesso à uma big data atualizada pelas próprias fabricantes. Com isso, um ou outro detalhe pode mudar em relação ao catálogo oficial, mas desde já é possível ter um apanhado geral do que esperar do Yaris Cross. O modelo ficará posicionado abaixo do Corolla Cross e brigará com Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta e companhia.

De acordo com o Carros Na Web, o Yaris Cross será vendido no Brasil em três versões: XS, XLS e XLS Hybrid. Todas sairão da fábrica de Sorocaba (SP) com pacote recheado de equipamentos, incluindo itens de conforto, tecnologia, conectividade e segurança.

Nas versões XS e XLS, o Yaris Cross será equipado com o motor 1.5 aspirado flex sem eletrificação associada. O propulsor será uma evolução do 1.5 flex usado nos Yaris hatch e sedã, sendo sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Haverá melhorias de eficiência térmica e sistema start-stop, justamente para atender ao Proconve L8.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Os documentos revelam 106 cv de potência com gasolina e 110 cv com etanol, sempre com 14,3 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ficará em 13 segundos, com máxima de 170 km/h. O consumo divulgado é de 8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, bem como 12 km/l e 13 km/l, respectivamente, com gasolina. O tanque de combustível dessas versões acomoda 42 litros.

Já o Yaris Cross Hybrid terá o motor 1.5 aspirado (operando em ciclo Atkinson) de 92/95 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, associado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, gerando potência combinada de 115 cv. O consumo divulgado é de 13 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, além de 19 km/l e 16 km/l com gasolina, respectivamente. O tanque de combustível, neste caso, possui 36 litros.

Com 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e quase 1,62 m de altura, o Yaris Cross terá dimensões próximas às dos concorrentes. Para efeito de comparação, as medidas são praticamente as mesmas do Hyundai Creta, que mede 4,33 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,63 m de altura. No porta-malas, o Toyota levará 471 litros, contra 422 litros do rival coreano.

Estruturalmente, o SUV toma como base a plataforma DNGA, projetada pela Daihatsu e considerada uma simplificação da arquitetura TNGA de Corolla e Corolla Cross. Toda produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), cuja modernização está contemplada dentro do investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota aplicará no Brasil até 2030.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TJ não vê “constrangimento” e mantém tornozeleira em advogada
Próxima Governo cria cadastro nacional para integrar dados de celulares roubados, furtados ou extraviados