Toyota vai voltar a produzir Corolla e Corolla Cross no Brasil; veja quando


A Toyota divulgou nesta sexta-feira (3) um plano de retomada da produção no Brasil após uma microexplosão destruir a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) e causar o fechamento das unidades de Sorocaba e Indaiatuba, também no interior paulista. Segundo a marca japonesa, versões híbridas de Corolla e Corolla Cross voltam a ser feitas no país daqui um mês, em 3 de novembro.

A fábrica de Porto Feliz, atingida pela microexplosão, segue fechada, sem um prazo de reabertura definido. De acordo com a Toyota, “os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades”.

Caso se concretize, a retomada da produção vai acontecer apenas 40 dias após o desastre em Porto Feliz; algo notável, diante do nível de complexidade da indústria automotiva atual.

A retomada acontecerá de forma gradual. Primeiro, reabrem as fábricas de Sorocaba, onde é feito o Corolla Cross, e Indaiatuba, de onde sai o sedã Corolla, focadas em produzir as versões híbridas dos dois modelos. Isso acontece porque o motor 1.8 não é feito no Brasil, mas sim importado do Japão. Logo, não teve a fabricação comprometida.

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Segundo a Toyota, a produção em novembro e dezembro será em ritmo acelerado para suprir o período de mais de um mês de inatividade, já que as fábricas estão fechadas desde 23 de setembro, e assim ficarão até 31 de outubro. Autoesporte apurou que os estoques das lojas já estão no final.

A unidade de Sorocaba vai atuar em três turnos, enquanto Indaiatuba segue em dois turnos, exatamente como acontecia antes da paralisação.

Entre janeiro e agosto, a Toyota vendeu mais de 10 mil unidades de carros híbridos flex no Brasil. Do total, cerca de 7 mil foram do SUV médio Corolla Cross. As 3 mil restantes, foram do sedã. As informações são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A segunda etapa prevê o reinício da produção das versões equipadas com motores a combustão de Corolla e Corolla Cross, além do Yaris hatch destinado a exportação. Nesse caso, a Toyota prevê a retomada a partir de janeiro de 2026, utilizando motores importados. A marca não informou a origem dos propulsores. Autoesporte apurou que o 1.5 aspirado usado no Yaris virá da Indonésia. Já o 2.0 Dynamic Force utilizado nos demais modelos terá como país de origem o Japão.

A Toyota também informou que a retomada da produção plena dos modelos com motores a combustão será em fevereiro.

Com o cronograma de retorno definido, a Toyota informou que não será necessário aplicar a suspensão de contrato de trabalho (layoff) aos funcionários de Sorocaba e Indaiatuba. Isso porque os trabalhadores foram colocados em férias emergenciais até 20 de outubro. Todos retornam em 21 de outubro, pouco tempo antes do reinício da produção.

Ao todo, a Toyota tem 5.800 funcionários na fábrica de Sorocaba e 1.500 trabalhadores em Indaiatuba. Em Porto Feliz, onde o layoff segue sem prazo determinado, há 800 pessoas empregadas.

Apesar de apresentar um plano robusto e célere da retomada da produção, a Toyota ainda anunciou que o Yaris Cross, principal lançamento da marca nos últimos anos, e previsto para acontecer em outubro, segue “em preparação”. A fabricante japonesa afirmou que a data de chegada “será informada em breve.”

Considerando a proximidade com o fim do ano, bem como as dificuldades de importação de adaptação de motores, é provável que o Yaris Cross chegue ao mercado apenas em 2026, já com a produção de motores reestabelecida no Brasil.

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Fonte: direitonews

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