A Toyota retomou nesta segunda-feira (3) a produção dos modelos Corolla e Corolla Cross nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no interior de São Paulo. A reabertura acontece 40 dias depois de uma microexplosão na unidade de Porto Feliz (SP) ter interrompido todas as atividades industriais da marca japonesa no país.
Seguindo o anúncio prévio de que retomaria a produção de maneira escalonada, pelos próximos dois meses, apenas as versões híbridas serão produzidas. Isso porque, as opções eletrificadas já usam motores importados do Japão.
É importante ressaltar que a fábrica de motores de Porto Feliz atingida pela microexplosão segue fechada e sem prazo de reabertura definido. Na época, o incidente ocorreu devido às fortes chuvas na região. Por lá inclusive, os 800 empregados estão em layoff sem prazo de encerramento determinado.
Segundo a Toyota, a produção em novembro e dezembro será em ritmo acelerado para suprir o período de mais de um mês de inatividade, já que as fábricas estão fechadas desde 23 de setembro. Para isso, a unidade de Sorocaba vai atuar em três turnos. Já Indaiatuba segue em dois turnos, exatamente como acontecia antes da paralisação.
Como mencionado, por enquanto, as unidades da marca japonesa vão priorizar a retomada da linha de produção dos modelos híbridos. Assim, a produção das versões de Corolla e Corolla Cross equipadas com motores a combustão deverá voltar a acontecer apenas em janeiro de 2026. O mesmo vale para o Yaris hatch, ainda produzido no Brasil, mas apenas para exportação.
Nesse caso, os motores utilizados ainda serão importados. Autoesporte apurou que o 1.5 aspirado usado no Yaris virá da Indonésia. Já o 2.0 Dynamic Force utilizado nos demais modelos terá como país de origem o Japão. Já a retomada da produção plena dessas versões, tem previsão para acontecer em fevereiro de 2026.
Apesar de apresentar um plano robusto e célere da retomada da produção, a Toyota ainda anunciou que o Yaris Cross, principal lançamento da marca nos últimos anos, e previsto para acontecer em outubro, segue “em preparação”. A fabricante japonesa afirmou que a data de chegada “será informada em breve.”
Considerando a proximidade com o fim do ano, bem como as dificuldades de importação de adaptação de motores, é provável que o Yaris Cross chegue ao mercado apenas em 2026, já com a produção de motores reestabelecida no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews






