Toyota RAV4: preços, seguro, equipamentos e manutenção do carro mais vendido no mundo


Além do Corolla, a Toyota tem outro best-seller global, o RAV4. Apesar de andar meio esquecidinho no mercado brasileiro, é o carro mais vendido do mundo e chega a disputar a liderança do ranking global com o sedã.

No Brasil, o SUV teve boa aceitação no passado e se mostra uma excelente opção no mercado de usados. No entanto, quando a atual geração desembarcou por aqui, prometia revolucionar o segmento com preço agressivo e motorização híbrida, o que não aconteceu.

Isso porque apesar de o modelo mais recente, lançado em 2019, ter estreado no país custando R$ 165 mil (menos que um Jeep Compass topo de linha na época), a pandemia, a crise de semicondutores e a chegada do Corolla Cross fizeram a Toyota reposicionar o modelo.

Atualmente ele é vendido na versão única SX Connect por R$ 330.390.

Como se espera, um modelo nessa faixa de preço é recheado de equipamentos. No caso do RAV4, o destaque fica para o pacote Toyota Safety Sense, que engloba frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.

Além disso, fazem parte da lista de itens de série:

O RAV4 foi o segundo produto no Brasil a usar a arquitetura TNGA (o primeiro foi o híbrido Prius). Essa plataforma serviu de base para a criação de Corolla e Corolla Cross.

Por se tratar de uma arquitetura modular, a Toyota conseguiu fazer com que as dimensões do SUV crescessem consideravelmente. O entre-eixos tem 2,69 metros e o comprimento, 4,60 m. Já o porta-malas carrega ótimos 580 litros.

O motor a combustão é um 2.5 aspirado de quatro cilindros que entrega 178 cv e 22,5 kgfm. Ele atua em conjunto com outros três motores elétricos de 120 cv e 20,6 kgfm de torque.

Combinados, têm potência máxima de 222 cv (a Toyota não informa o torque combinado). Por se tratar de um híbrido paralelo, a bateria é recarregada durante as frenagens e desacelerações do veículo, como no Corolla.

Um dos pontos mais importantes na hora de comprar um veículo é o seguro. No caso de um carro de R$ 330 mil, é esperado um custo alto, mas a disparidade de valores entre os perfis feminino e masculino chama a atenção:

Os perfis utilizados pela Autoesporte são homem e mulher, ambos com 35 anos, moradores da Zona Sul de São Paulo (SP) com cinco anos de CNH, sem bônus e com franquia reduzida. A cotação foi feita pela Minuto Seguros.

Já as revisões, que poderiam assustar quem pensa em um carro desse valor, são até mais baratas que as de alguns SUVs compactos:

Por outro lado, o custo da cesta de peças, que engloba itens trocados nas revisões, peças de desgaste natural e outros para casos de acidentes, é consideravelmente alto:

O Toyota RAV4 é importado do Japão e é oferecido em cinco cores: prata Névoa, cinza Granito, preto Attitude, azul Topázio e branco Pérola. O SUV tem garantia de cinco anos, com o acréscimo de três anos para o sistema híbrido, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Shopee abre dois centros de distribuição no Nordeste e vai ampliar as entregas no Brasil
Próxima Prefeito reúne secretários com comunidade para avaliar andamento de obras no Naboreiro