Toyota RAV4 PHEV será vendido no Brasil como teste para motor híbrido flex


O Toyota RAV4 perdeu o título de carro mais vendido do mundo em 2023, superado pelo Tesla Model Y. Mas, ao menos no Brasil, as vendas do SUV médio podem ganhar um reforço. Isso porque a marca japonesa prepara o lançamento da versão híbrida plug-in (PHEV) para os próximos meses.

Certamente a Toyota não espera que as vendas do RAV4 PHEV o ajudem a voltar à liderança mundial. Por aqui, a importância do SUV é outra. É com ele que a marca japonesa vai estrear e aprimorar o conjunto híbrido plug-in que, a partir de 2027, será flex e vai equipar uma picape inédita da empresa. Para isso, está usando parte dos R$ 11 bilhões anunciados em investimentos até 2030.

Mas, por enquanto, o RAV4 usará a versão apenas a gasolina, que acaba de ser registrada na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Segundo o órgão, o RAV4 PHEV roda 35 km/l de gasolina na cidade e 30 km/l na estrada. O alcance no modo elétrico, ainda de acordo com o Inmetro, é de 55 km.

O sistema PHEV da Toyota combina um motor 2.5 aspirado de quatro cilindros em linha de 177 cv de potência e 22,3 kgfm de torque com outros dois elétricos, um em cada eixo. Na frente, são 182 cv e 27,5 kgfm de torque. Atrás, 54 cv e 12,3 kgfm. Aliás, é com o motor elétrico traseiro que a marca consegue tração integral.

Combinado, o conjunto entrega 306 cv. O torque nessa condição não é divulgado pela Toyota. A bateria tem 18,1 kWh.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A versão homologada no Inmetro é a XSE, a mais cara disponível no Canadá. Curiosamente, o RAV4 PHEV não é vendido nos Estados Unidos. Por lá, o preço é 15% maior do que o da mesma configuração com o conjunto híbrido que não pode ser carregado na tomada. Aplicando a lógica ao SUV vendido no Brasil por R$ 349.290, o preço da versão PHEV deve se aproximar dos R$ 400 mil.

O valor, porém, é bem mais elevado do que o de rivais diretos. O Haval H6 PHEV, tem 393 cv, roda mais de 100 km no modo elétrico e custa R$ 270 mil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Milho pode encerrar mais uma semana no vermelho
Próxima Governo Biden empresta US$ 1,5 bilhão para reiniciar 1ª usina nuclear nos Estados Unidos