Prometido no final do ano passado, o primeiro protótipo da Toyota Hilux movida a hidrogênio finalmente foi revelado pela marca japonesa. Até o final do ano, segundo comunicado da empresa, a ideia é construir 10 protótipos iguais a este com autonomia que chega a quase 600 km.
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A picape utiliza o conjunto mecânico do Mirai de segunda geração e será construída no Reino Unido ainda neste ano, graças a um consórcio de empresas de engenharia e subsídio do governo britânico.
O projeto faz parte de uma iniciativa governamental chamada Centro de Propulsão Avançada, que financia o desenvolvimento de veículos com zero emissão de poluentes para a região. Para isso será destinado um fundo de 11,3 milhões de libras (mais de R$ 71 milhões na conversão direta).
A Toyota não revelou as especificações técnicas da chamada Hilux H2, mas no Mirai o motor entrega 185 cv e 30,6 kgfm, além de soltar apenas vapor pelo escapamento. Como comparação, o 2.8 turbodiesel na Hilux tradicional gera 204 cv e 50,9 kgfm. A picape, porém, deve oferecer tração integral, ao contrário do sedã, que tem tração traseira.
Curiosamente, os tanques de hidrogênio foram estrategicamente montados entre os trilhos do chassi. A autonomia não foi revelada, mas espera-se algo próximo aos 580 km, algo superior aos 510 km oferecidos pela Ford F-150 Lightning, que é totalmente elétrica, mas longe dos 1.208 km de alcance da Hilux movida a diesel.
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Fonte: direitonews