Toyota Hilux elétrica vai substituir picapes a diesel em testes extremos


A Toyota anunciou que o protótipo da primeira Hilux elétrica com cabine dupla está pronto para testes na Austrália. A partir do final de novembro, a picape a bateria será submetida a rigorosas avaliações no país, que devem durar cerca de 12 meses.

Outros protótipos da Hilux elétrica já foram apresentados, mas este é o primeiro na configuração cabine dupla. Além disso, outra novidade é que a picape será testada pela empresa australiana de mineração BHP, exercendo o mesmo papel de veículos com motores a diesel. O objetivo da Toyota é obter o feedback do uso “no mundo real”.

Especificações técnicas não foram divulgadas mas, de acordo com o site especializado australiano CarExpert, o conjunto mecânico deve ser o mesmo do conceito Hilux Revo BEV de cabine simples, apresentado em meados de 2022. E por mais que a própria imprensa asiática já tenha feito o primeiro contato com o modelo, tudo permanece um mistério.

Ao que tudo indica, a nova Hilux elétrica é testada com a bateria de íons de lítio de 74 kWh que equipa o SUV médio BZ4x. A picape teria 200 km de autonomia, tração 4×2 e capacidade para acelerar de zero a 100 km/h em 12 segundos.

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Vale lembrar que a Hilux já é oferecida em versões eletrificadas na Austrália. Algumas configurações receberam um conjunto de 48V para auxiliar o motor a diesel — portanto, trata-se de um modelo híbrido leve.

A Austrália foi escolhida mais uma vez como o laboratório da nova picape elétrica. Além da proximidade com a Tailândia, onde a Hilux é desenvolvida e fabricada para atender Ásia e Oceania, os diversos terrenos acidentados são atrativos para testes de robustez. O país é repleto de cânions, desertos, trilhas e montanhas.

Quando o protótipo de cabine simples foi mostrado há dois anos, a Toyota afirmou que o plano era apresentar a Hilux elétrica em 2025, com lançamento previsto para 2026. Portanto, não resta muito tempo até o modelo dar as caras.

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Fonte: direitonews

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