Toyota Hiace chega com motor e preço de Hilux contra Ducato e Master


A Toyota acaba de lançar a van Hiace no Brasil. Montada na Argentina desde o início de 2024, a rival de Fiat Ducato e Renault Master chega ao país, conforme revelado anteriormente por Autoesporte, para ser a representante da marca de origem japonesa no segmento de transporte de passageiros.

O conjunto mecânico é emprestado da Hilux e promete ser o principal chamariz do modelo. A Hiace chega ao nosso país na configuração Minibus com espaço para 15 passageiros mais motorista por R$ 364.990. Preço similar ao da picape média, que sai por R$ 353.290 na versão SRX Plus AT.

Bom dizer que a Toyota optou por trabalhar na mesma faixa de Ducato e Sprinter. Enquanto o veículo da Fiat tem preços entre R$ 375.990 e R$ 384.990, o comercial da Mercedes-Benz dispõe de mais configurações e pode chegar até a casa dos R$ 400 mil.

A “van da Hilux” começa a ser vendida, conforme apuramos, antes mesmo da estreia oficial de outra novidade importante da Toyota para o Brasil: o Yaris Cross. O SUV compacto, vale lembrar, seria apresentado em julho, mas atrasou e agora está programado para o mês de outubro.

Em termos dimensionais, a Toyota Hiace Minibus tem 5,91 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 2,28 m de altura e 3,86 m de entre-eixos. A van pesa 2.640 kg e tem 1.140 kg de carga útil.

A fábrica argentina de Zárate monta ainda outras variantes do modelo. A Toyota, inclusive, promete as configurações Furgão Refrigerado/ Isolado para novembro. Já a opção Ambulância depende de homologação para ser comercializada no Brasil.

O visual da Hiace foi retocado pela última vez em 2020 e reflete a identidade visual da Toyota na época. A dianteira tem faróis retangulares, para-choque com recortes retilíneos e grade formada por elementos cromados.

Nas laterais, há porta corrediça do lado oposto ao motorista e ampla área envidraçada. Já na traseira, as lanternas são verticais e posicionadas nas extremidades da carroceria, favorecendo abertura ampla da tampa.

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Por dentro, a van tem painel com elementos posicionados junto ao motorista (em especial a alavanca de câmbio), console central com amplo porta-objetos, central multimídia de 9 polegadas, volante com comandos integrados e materiais de diferentes cores na composição do acabamento.

Mecanicamente, a Hiace adota o mesmo conjunto já usado por Hilux e SW4. Ou seja, motor 2.8 turbodiesel associado ao câmbio automático de seis marchas e tração traseira. Entrega 174 cv de potência a 3.400 rpm e 45,8 kgfm de torque a partir de 1.600 rpm. O trem de força será um dos principais argumentos de venda do utilitário, especialmente por ter ampla disponibilidade de peças no mercado e manutenção já conhecida.

Na Argentina, a montagem acontece em regime de CKD, ou seja, com kits de peças importados do Japão. Mas, como alguns componentes são compartilhados com a Hilux, a própria rede de fornecedores instalada em Zárate abastece as operações com o motor e o eixo traseiro.

Em termos de consumo, as médias da Toyota Hiace Minibus são de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.

Para o Brasil, o pacote de equipamentos tem ar-condicionado com saídas de ar individuais no teto, câmera de ré, bancos reclináveis, vidros elétricos dianteiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, quadro de instrumentos de 4,2” em TFT, central multimídia com tela de 9”, entre outros.

No quesito segurança, destaque para airbags frontais para motorista e passageiros, airbag de joelho para o condutor, alarme, freios com ABS e EBD, faróis de neblina, controle de tração (TRC), controle de estabilidade (VSC), assistência de partida em rampa (HAC) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

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Fonte: direitonews

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