Toyota GR Yaris, esportivo de 280 cv, está perto de ser lançado no Brasil


A família Toyota Yarissaiu de linha no Brasil, e passará a ser representada em breve apenas pelo SUV Yaris Cross, que chega ao mercado nos próximos meses. Contudo, a marca japonesa estuda lançar no Brasil o GR Yaris, versão esportiva de 280 cv do hatchback que é vendida na Europa.

Vale lembrar que o Yaris europeu possui outra plataforma, a TNGA-B, diferente do homônimo que era comercializado em nosso mercado até o final do ano passado, que usava a arquitetura do Etios. Muda, também, em relação ao Yaris Cross, feito sobre a matriz DNGA, da subsidiária Daihatsu.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Em conversa com executivos da Toyota, ficou claro que, devido ao sucesso de vendas de outro esportivo da marca no país, o GR Corolla, o novo GR Yaris está muito perto de ser aprovado em nosso mercado. Contudo, a data de lançamento ainda não foi confirmada, podendo ser no fim deste ano ou, o mais provável, ficar para 2026, importado do Japão.

Como o GR Corolla continuará sendo vendido no Brasil acima de R$ 450 mil, podemos esperar que o GR Yaris chegue custando entre R$ 300 mil e R$ 400 mil, a depender do pacote escolhido.

O Toyota GR Yaris se notabiliza por usar um dos motores de três cilindros com maior potência e deslocamento em todo o mundo. Trata-se de uma unidade 1.6 turbo a gasolina com injeção variável entre direta e indireta, a mesma do próprio GR Corolla, desenvolvida pela própria Gazoo Racing, a divisão esportiva da marca (e da qual deriva a sigla GR). O modelo, inclusive, foi criado para que a marca japonesa disputasse o campeonato mundial de rali (WRC).

Contudo, no caso do hatch compacto, a calibração é um pouco diferente: 280 cv de potência e 39,7 kgfm de torque. São 24 cv a menos do que o GR Corolla, porém com 2 kgfm a mais.

Em outros mercados, o GR Yaris pode ser vendido com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. O pequeno esportivo tem as seguintes dimensões: 4,03 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,48 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O 0 a 100 km/h do esportivo é feito em 5,2 segundos. A tração é sempre integral.

Em encontro com jornalistas, a Toyota também anunciou a chegada em breve do GR Corolla 2025. O hatch médio esportivo passará a ser oferecido em apenas uma versão de acabamento, a Circuit, atualmente vendida a R$ 461.990. Já a opção mais barata, Core, será retirada do catálogo.

Por outro lado, a configuração de topo passará a ser oferecida com o já conhecido câmbio manual de seis ou uma inédita caixa automática de oito marchas. Os preços ainda não foram divulgados, mas a tendência é que o valor atual sejá reajustado.

O motor é o mesmo 1.6 turbo a gasolina de três cilindros e 12V, entregando 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. No caso do GR Corolla, o 0 a 100 km/h oficial é de 4,9 segundos e a tração também é integral. Além do ajuste na gama de versões, o esportivo passa a contar com dez anos de garantia, assim como outros modelos da Toyota, como Hilux, Corolla Cross e Corolla sedã.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Cumprir escala de plantão com celular da empresa configura sobreaviso
Próxima Homem Mata Amante com Caneta em Motel de Santo André (SP)