Toyota GR Corolla: motor, preços, versões e equipamentos


Que atire a primeira pedra quem nunca chamou o Corolla de Vovorolla ou simplesmente “carro de tiozão”. Mas os dias de bullying pela falta de uma versão verdadeiramente esportiva acabaram. O Toyota GR Corolla acaba de ser lançado no Brasil.

As duas letras entre os nomes da fabricante e do modelo se referem à Gazoo Racing, divisão de carros de alta performance da Toyota, criada pelo neto do fundador e presidente do conselho de administração da empresa, Akio Toyoda. Além de executivo, ele também é piloto e ajudou na criação do Corolla que você vê nas fotos.

Dito isso, hora de apresentar o GR Corolla. O lote inicial é de 99 unidades, divididas em duas versões. Veja abaixo os preços e os equipamentos de cada uma:

Core – R$ 416.990

Circuit – R$ 461.990

Todas as 99 unidades recebem uma plaqueta com a numeração e capa de proteção. Segundo a empresa, 20% das unidades são da versão Core e o restante da Circuit. O GR Corolla será vendido em apenas quatro lojas no país, as chamadas GR Garage. Elas estão nas concessionárias T-Drive Alphaville, em São Paulo, CarHouse, em Porto Alegre, Hai, em Florianópolis e Barigui Torres, em Curitiba.

A versão esportiva do Corolla utiliza uma motorização inédita no Brasil: 1.6 turbo de três cilindros em linha que entrega 304 cv e 37,7 kgfm de torque – ou seja, mais de 100 cv por cilindro, algo raro mesmo em carros esportivos.

O câmbio é manual de seis marchas, a tração é integral e pode ser ajustada em três diferentes níveis graças aos diferenciais Torsen: 60:40, 50:50 no mapa Track e 30:70. Além disso, é possível escolher entre três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

De acordo com a Toyota, o GR Corolla acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 229 km/h. Em nossos testes, porém, o hatch levou 6,7 segundos na aceleração.

Pela primeira vez, o Corolla hatch é oferecido no Brasil. O modelo já existe em versões não esportivas na Europa. Na comparação com essas, há 349 pontos de solda adicionais e bitolas mais largas.

São 4,40 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,48 m de largura. O porta-malas acomoda 386 litros, porém o estepe de tamanho integral rouba boa parte do volume. A Toyota não divulgou a capacidade considerando o pneu sobressalente.

O espaço é suficiente para quatro adultos. O assoalho central elevado impede que um quinto ocupante viaje com conforto.

Ainda que a cabine tenha algumas diferenças, como o console central rebaixado, os bancos esportivos, volante exclusivo e quadro de instrumentos digital, o painel é semelhante ao do Corolla sedã no visual.

O acabamento é um pouco superior ao do modelo nacional graças aos materiais melhores. Mas há falhas. A central multimídia é pequena (7 polegadas), obsoleta e está em uma moldura com bordas muito largas. Não há câmera de ré ou sensores de estacionamento. Fora isso, a ergonomia é excelente.

Sim, o Corolla sedã já tem uma versão com algum apelo esportivo. Mas sem um cavalo extra. Isso porque não é um legítimo GR, mas um GR-S. Nesse caso, apesar de a mecânica permanecer inalterada, há modificações nos amortecedores e nas molas, mais rígidos.

O pacote visual também surge com elementos que remetem à esportividade e inclui para-choque com tomadas de ar maiores, spoiler traseiro e rodas exclusivas.

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Fonte: direitonews

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