Toyota Etios usado: veja os preços na Tabela Fipe e os pontos fortes do hatch


O Toyota Etios foi lançado no Brasil em setembro de 2012 com a tarefa de introduzir a marca japonesa no segmento de compactos populares no país. Projetado para atender mercados em desenvolvimento no leste asiático, o Etios estreou praticamente ao mesmo tempo que Chevrolet Onix e Hyundai HB20, ambos mais refinados em acabamento e ergonomia, que acabaram ofuscando as qualidades do pequeno Toyota.

Apesar das críticas sobre o seu desenho – considerado defasado para a época – e a baixa qualidade dos materiais do acabamento interno, o Etios cativa os seus proprietários pela mecânica robusta, dirigibilidade muito bem acertada e motores eficientes.

Embora seja um hatchback, o Etios também é lembrado pelo ótimo espaço interno. Seus 3,77 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos favorecem na hora de estacionar em vagas mais apertadas. O porta-malas tem 270 litros de capacidade.

O compacto foi comercializado inicialmente com a motorização 1.3 na versão de entrada (que não tinha nome) e nas configurações X e XS. A topo de linha XLS era a única equipada com o propulsor de 1,5 litro. Os dois motores eram flex, naturalmente aspirados e com duplo comando das 16 válvulas. O 1.3 entregava 90 cv de potência e 12,8 kgfm de torque, enquanto o 1.5 gerava 96,5 cv e 13,9 kgfm.

As primeiras mudanças vieram em 2013, na linha 2014, que trazia painel de instrumentos com grafismo azulado e disponibilizava o motor 1.5 para a versão XS.

Em 2013, a linha Etios era ampliada com a versão Cross, de proposta aventureira, caracterizada pelos para-choques com apliques exclusivos, molduras nos para-lamas e racks no teto. Porém, esses adereços resultaram em críticas relacionadas ao polêmico visual do compacto.

No ano seguinte, em 2014, era lançada a nova versão topo de linha Platinum, que tinha melhorias no acabamento, central multimídia com TV digital e volante com base achatada e revestido de couro herdado do Corolla. A partir desse ano, as versões básicas do Etios passaram a ser equipadas de série com ar-condicionado e direção elétrica, antes oferecidos como opcionais.

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Desde a sua estreia, o Toyota Etios era ofertado somente com câmbio manual de cinco marchas. Em 2016, o compacto recebeu as novidades mais importantes de sua trajetória no Brasil. Os motores 1.3 e 1.5 ficaram mais potentes com a introdução do variador de fase do duplo comando de válvulas (98 cv e 107 cv, respectivamente) e a transmissão manual passou a ter seis marchas.

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Além disso, a aguardada caixa automática de quatro marchas da japonesa Aisin chegava para posicionar o Etios como um dos carros mais baratos com esse tipo de câmbio. Direção elétrica e suspensão também foram melhorados. O interior passava a ser equipado com o painel digital do híbrido Prius, enquanto a versão Platinum estreava a dianteira retocada – visual que seria estendido às demais configurações em 2017.

Em 2018, as vendas do Etios já apresentavam uma queda em relação aos anos anteriores. A Toyota reposicionou o modelo no mercado ao tirar de linha as versões XLS e Platinum com câmbio manual. Os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa foram incorporados na linha 2019, que deixou de oferecer a versão Cross.

Em 2019, o compacto estava sendo vendido somente nas novas versões X e X Plus, uma vez que as suas vendas já estavam comprometidas com a chegada do Yaris, modelo visualmente mais moderno e com equipamentos inexistentes no Etios.

Em seu último ano completo de vendas, o Etios recebeu na versão X Plus, uma nova central multimídia com espelhamento de telefones celulares por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Durante o ano de 2020, o Etios hatch vendeu apenas 8.699 unidades.

A Toyota anunciou o fim das vendas do Etios no Brasil em março de 2021, com o objetivo de priorizar o Yaris e abrir espaço para a produção do Corolla Cross. O Etios seguiu sendo produzido em Sorocaba (SP) até setembro de 2023 para atender as exportações.

Linha 2013

Linha 2014

Linha 2015

Linha 2016

Linha 2017

Linha 2018

Linha 2019

Linha 2020

Linha 2021

Mesmo fora de linha, o Toyota Etios é uma opção interessante para quem está com o orçamento mais apertado e não se importa em adquirir um carro que não está mais em produção. Além disso, é agradável de guiar por combinar desempenho ágil na cidade (favorecido por seu baixo peso inferior a uma tonelada), direção elétrica leve e suspensões bem calibradas.

O consumo comedido de combustível é um dos pontos positivos mais comentados pelos donos do modelo, assim como a mecânica que honra a fama de confiabilidade da Toyota. As raras manutenções não costumam ser complicadas e as peças são encontradas com facilidade.

Se a grana não estiver tão apertada, evite as versões de entrada com motor 1.3, pois são menos equipadas. As melhores opções são as variantes equipadas com o 1.5, que trazem mais itens de série e entregam desempenho superior sem comprometer o consumo de combustível.

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Fonte: direitonews

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