Desde março de 2022, a Autoesporte alerta seus leitores que o Toyota Corolla GR seria vendido no Brasil. A própria fabricante japonesa fazia questão de confirmar a chegada para 2023. Bom, agora o esportivo está mais próximo do que nunca do lançamento, que deve acontecer nos próximos meses. Só que tem um porém…
Se você não estiver sentado, recomendamos sentar-se. Autoesporte entrou em contato com algumas lojas e, segundo os concessionários, o Corolla preparado pela divisão Gazoo Racing (daí a sigla GR) chegará ao Brasil pela bagatela de R$ 455 mil! São R$ 25 mil a mais que o concorrente direto, o recém lançado o Honda Civic Typer R (leia o teste), que é vendido por R$ 429.900. Só que a Toyota terá boas justificativas para isso.
O Civic Type R pode até se gabar de ser o recordista Nürburgring para um carro de tração dianteira, mas chegou ao Brasil com o motor amansado por causa da nossa gasolina e também para cumprir as legislações de emissões. Caindo dos 320 cv nos Estados Unidos para 297 cv por aqui. Enquanto o Corolla deve chegar com pouco mais de 300 cv.
Só que a Honda dá o troco no torque, são 42,8 kgfm de torque extraídos do motor 2.0 turbo contra 37,7 kgfm do 1.6 turbo do Corolla. Ambos vêm equipados câmbio manual de seis marchas, para deleite dos entusiastas.
Por outro lado, há uma diferença crucial quando falamos de comportamento em pista. O Corolla GR será vendido com tração integral, enquanto o Civic é dotado de tração apenas dianteira.
Se a Honda prometeu um lote de 100 unidades para o Civic Type R no Brasil, a Toyota não fará diferente e, segundo os concessionários, trará apenas 99 unidades neste primeiro momento. É bem provável que a marca dê preferência a quem já é cliente.
O hatch é tão exclusivo que alguns dos próprios lojistas da marca desconhecem o hot hatch. Em mais de uma concessionária consultada, o esportivo foi confundido com o Corolla GR sedã e até mesmo fomos questionados se seria a respeito do SUV Corolla Cross.
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Fonte: direitonews