Toyota Corolla e Corolla Cross têm estoque baixo e vendas estão suspensas


Uma semana após uma tempestade destruir a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), as concessionárias da marca já começam a sentir os efeitos da produção suspensa nas três unidades da empresa no país. Em diversas lojas, os estoques de Corolla e Corolla Cross, os modelos produzidos no Brasil, estão baixos ou zerados.

E, sem previsão de que novas unidades sejam entregues, em muitas delas, as vendas foram suspensas até segunda ordem. Autoesporte consultou 10 redes de lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba e Piauí, além do Distrito Federal. Ao todo, os grupos representam mais de 50 concessionárias.

Nas lojas em que ainda há unidades, os vendedores disseram, quase em uníssono, que os estoques do Corolla sedã, feito em Indaiatuba, e do Corolla Cross, produzido em Sorocaba, estão no fim. Após as unidades no pátio serem liquidadas, os lojistas apontaram dois cenários: a formação de uma fila de espera, que pode chegar a seis meses, ou a suspensão das vendas.

No caso do Corolla sedã, sete dos 10 grupos têm estoques reduzidos, com algumas poucas unidades, apenas da versão intermediária XEi. Variantes híbridas ou mais completas já não são encontradas. Considerando a procura pelo modelo, que emplaca cerca de 3 mil unidades mensais, em média, até o fim da semana os exemplares restantes devem ser vendidos.

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o Corolla Cross está praticamente esgotado nas lojas. Em São Paulo, as lojas Tsusho e McLarty Maia têm o SUV médio apenas com blindagem e preço na casa dos R$ 330 mil. No Rio, as concessionárias Inter Japan e Riozen ainda oferecem a versão XRX Hybrid.

O mesmo acontece na Saga de Brasília. Neste caso, a vendedora ouvida pela reportagem afirmou que, para novos pedidos, o tempo de espera pode variar de 90 dias a 6 meses.

Fontes ligadas à fabricante afirmam que é praxe na Toyota trabalhar com estoques reduzidos. Logo, quase nunca os pátios ficam cheios, tornando o negócio mais saudável e reduzindo a pressão por promoções. A consequência negativa é que, quando há intercorrências na produção, a rede sofre.

Sem previsão de retomada da produção, nas próximas semanas as concessionárias terão que começar a atuar de forma mais aguda no mercado de seminovos para Corolla e Corolla Cross. É possível que SUV e sedã com pouco tempo de uso à venda acabem se valorizando.

Caso a produção não seja retomada em 2025, cerca de 30 mil unidades de Corolla e Corolla Cross podem deixar de serem produzidas, segundo a consultoria Alvarez & Marsal.

Autoesporte procurou a Toyota e a Associação Brasileira de Distribuidores Toyota (Abradit), entidade que representa as concessionárias da marca. Até a publicação desta matéria, não houve retorno das partes.

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Fonte: direitonews

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