Toyota Corolla Cross usado: veja as melhores versões do SUV médio


Demorou, mas em 2021 a Toyota finalmente entrou no segmento dos SUVs médios ao anunciar o lançamento do Corolla Cross. Produzido em Sorocaba (SP), ele chegou com a difícil tarefa de repetir no segmento dos utilitários esportivos o sucesso absoluto do sedã Corolla, um dos carros mais vendidos do mundo. Mas a aposta foi certeira.

Rapidamente o modelo se tornou um dos SUVs médios mais vendidos do país, conquistando espaço entre os rivais Jeep Compass, Volkswagen Taos e Honda HR-V, atraindo tanto quem buscava um SUV robusto quanto quem desejava o renome associado ao nome Corolla.

A grande sacada da Toyota foi oferecer duas propostas em um só modelo: de um lado, o motor 2.0 aspirado com desempenho satisfatório para viagens e uso misto; de outro, a opção híbrida flex, pioneira no segmento, que uniu baixo consumo, menor emissão de poluentes e uma proposta mais tecnológica para a marca. Além disso, o Corolla Cross aproveitou a imagem de pós-venda sólido da Toyota, um dos principais atrativos para quem valoriza manutenção previsível e bom valor de revenda.

Neste Guia de Compras reunimos as principais informações sobre o modelo para que você se informe sobre o primeiro SUV da Toyota produzido no Brasil.

O Corolla Cross utiliza a plataforma TNGA-C, a mesma do sedã, mas adaptada ao formato SUV. Suas dimensões o posicionam como um carro médio: são 4,46 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,64 metros de entre-eixos.

O porta-malas tem 440 litros, uma medida adequada para a categoria e suficiente para viagens em família. Por comparação, o Volkswagen Taos tem um porta-malas de 498 litros, enquanto o Jeep Compass tem 410 litros de capacidade.

O desenho adota linhas mais robustas, com grade frontal ampla, molduras plásticas nos para-lamas e proporções equilibradas. Internamente, o modelo prioriza a praticidade e a ergonomia: comandos acessíveis, posição de dirigir elevada e central multimídia bem posicionada. Dependendo da versão, a tela multimídia varia entre 8 e 10,5 polegadas, sempre compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Um ponto importante no projeto é a suspensão traseira. Diferente do Corolla sedã, que traz sistema multilink, o SUV utiliza sempre eixo de torção, independentemente da motorização. A decisão, justificada pela Toyota como forma de ampliar o espaço no porta-malas e reduzir custos, gerou críticas de parte do público, que esperava maior refinamento dinâmico. Ainda assim, o acerto é voltado ao conforto, privilegiando rodagem macia no uso urbano.

A linha brasileira oferece duas opções de conjunto mecânico, as mesmas do Corolla sedã. O primeiro é o 2.0 aspirado, com injeção direta e indireta. Ele rende 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina, com torque máximo de 21,4 kgfm. O câmbio é sempre automático do tipo CVT, que simula até 10 marchas em modo sequencial.

É um conjunto voltada para eficiência e conforto, embora o desempenho seja até razoável: segundo os nossos testes no lançamento do modelo, o Corolla Cross 2.0 atinge os 100 km/h em 9,6 s com etanol. Já o consumo, segundo o Inmetro, é de 7,6 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina) no ciclo urbano, enquanto na estrada registra 8,8 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina).

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A segunda opção é o 1.8 híbrido flex, o mesmo do Corolla sedã. Ele combina motor a combustão de até 101 cv (etanol) com dois motores elétricos, resultando em potência combinada de 122 cv. A transmissão é automática do tipo transeixo, própria para híbridos.

O grande destaque é a eficiência: faz 11,8 km/l (etanol) e 17 km/l (gasolina) na cidade, além de 9,7 km/l (etanol) e 14,5 km/l (gasolina) em rodovia. Essa proposta é voltada a quem busca economia no uso urbano, onde os motores elétricos entram em ação com mais frequência. O desempenho já não anima tanto, demorando 13,8 s para chegar aos 100 km/h.

A gama de versões do Corolla Cross foi estruturada para atender perfis bem amplos de consumidores. A versão XR, de entrada, é equipada com motor 2.0 e traz ar-condicionado digital, direção elétrica, central multimídia de 8 polegadas, rodas de liga leve aro 17 e seis airbags. É a escolha mais racional para quem deseja apenas o essencial.

Um degrau acima, a XRE adiciona rodas aro 18, acabamento interno mais refinado, bancos de couro e chave presencial com partida por botão. Essa configuração é bastante procurada por equilibrar preço e equipamentos.

Já a versão XRV, disponível exclusivamente com a motorização híbrida até a linha 2025, entrega pacote mais sofisticado. Além dos itens da XRE, conta com detalhes cromados externos, retrovisores rebatíveis eletricamente e bancos com ajustes elétricos.

No topo da gama, o XRX é a versão mais completa, oferecida tanto no motor 2.0 quanto no híbrido. Inclui teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução e o pacote Toyota Safety Sense, com tecnologias semiautônomas como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. A partir de 2025 a versão recebeu freio de estacionamento eletrônico.

A versão GR-Sport, lançada em 2022, trouxe um apelo esportivo ao Corolla Cross, ainda que as mudanças fossem focadas no visual e no acerto de suspensão. Com o mesmo motor 2.0 aspirado das demais versões, o modelo se diferenciava por detalhes externos em preto brilhante, rodas exclusivas de 18 polegadas, teto escurecido e logotipos da divisão esportiva Gazoo Racing.

Internamente, os bancos ganhavam costuras vermelhas e acabamento exclusivo. A Toyota também ajustou levemente a suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, entregando um comportamento dinâmico mais preciso em curvas, sem comprometer o conforto no uso diário.

No ano de lançamento o Corolla Cross contou com a série limitada Special Edition, restrita a 1.000 unidades. Baseada na versão topo de linha XRX híbrida, ela se destacava por itens de acabamento exclusivos, como pintura em duas cores, detalhes internos diferenciados e plaqueta numerada no console central.

Além do visual exclusivo, trazia de série todos os equipamentos de conforto e segurança disponíveis, incluindo o pacote Toyota Safety Sense. Essa edição especial marcou a chegada do modelo ao Brasil, reforçando a estratégia da marca de posicionar o SUV como um produto sofisticado dentro da gama.

O Toyota Corolla Cross consolidou-se como um dos SUVs médios mais racionais do mercado brasileiro. Não é o carro mais refinado da categoria, especialmente por conta do uso de suspensão traseira simples e pacote de equipamentos robusto, mas sem grandes inovações, que compensa com pós-venda sólido, manutenção previsível e bom valor de revenda.

No Qual Comprar de 2025, o Corolla Cross 2.0 recebeu quatro de cinco estelas possíveis, com um custo de revisão de R$ 4.576 para os cinco primeiros serviços, e cesta de peças no valor de R$ 13.791, contabilizando um farol direito, um retrovisor externo direito, um para-choque dianteiro, uma lanterna traseira direita, um filtro de ar (elemento), um filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, duas pastilhas de freio dianteiras, um filtro de óleo do motor e um filtro de combustível. Nas versões híbridas, os valores de revisão e peças são de R$ 4.575 e R$ 26.788, respectivamente.

Um diferencial importante do Corolla Cross é a garantia estendida oferecida pela Toyota. Atualmente, o SUV pode contar com até 10 anos de cobertura para motor e câmbio, desde que o cliente siga corretamente o plano de revisões periódicas dentro da rede autorizada. Isso vale tanto para carros 0 km quanto para usados, desde que realizem a próxima revisão dentro da rede de concessionários da Toyota.

Com esses atributos, o Corolla Cross se tornou não apenas uma extensão do sucesso do sedã, mas também uma escolha segura e equilibrada dentro de um segmento cada vez mais competitivo.

Linha 2022:

Linha 2023:

Linha 2024:

Linha 2025:

Linha 2026 (0 km):

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Fonte: direitonews

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