A Toyota está empenhada na estratégia de ampliar sua participação no segmento de carros híbridos no Brasil. Depois de confirmar que lançará em breve uma versão de entrada do sedã Corolla Hybrid (hoje vendido apenas na variante topo de linha Altis Premium), a marca adianta que poderá seguir o mesmo caminho com o Corolla Cross. O próprio chefão da montadora no Brasil, Evandro Maggio, antecipou que “é uma tendência” aplicar a mesma estratégia no SUV.
Atualmente, o Corolla Cross híbrido está disponível apenas na configuração XRX de R$ 219.890. Se confirmada a nova variante, não será a primeira vez que o modelo terá duas opções híbridas no portfólio. Antes da reestilização lançada no início de 2024, o SUV oferecia a versão XRV Hybrid abaixo da XRX Hybrid. Na época, a diferença de preço era de aproximadamente R$ 10 mil.
A novidade chegará para preencher uma faixa mais acessível do segmento e posicionar o SUV médio de forma mais competitiva diante da crescente concorrência. A marca ainda não confirmou, mas a base da nova versão poderá ser a atual XRE a combustão e o foco será o consumidor comum.
Já no caso do Corolla sedã, a própria Toyota informou que a nova versão terá como alvo o mercado de frotas, vendas diretas e serviços de compartilhamento. Para isso, terá a lista de equipamentos mais enxuta da variante GLi a combustão, sendo uma espécie de “GLi Hybrid”.
Voltando a falar do SUV, mecanicamente, a nova versão híbrida do Corolla Cross terá o mesmo conjunto já visto no XRX. Ou seja, motor 1.8 aspirado flex de ciclo Atkinson de 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, aliado com dois propulsores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque associados. A potência combinada é de 122 cv.
O consumo deverá ser semelhante ao do XRX Hybrid: 11,6 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol, além de 16,6 km/l e 14 km/l, respectivamente, com gasolina. Os números são do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro.
Além das novas versões de Corolla e Corolla Cross, a Toyota apostará forte no segmento de híbridos plenos com a chegada do Yaris Cross. O SUV compacto estreará por aqui em outubro e terá a versão híbrida com principal arma contra Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V e companhia.
O conjunto, porém, não será o mesmo dos modelos médios. Ao invés do motor 1.8 flex, a Toyota usará no compacto um 1.5 aspirado flex associado a um propulsor elétrico. A potência combinada será de aproximadamente 115 cv com etanol — número ainda não oficial.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews