Toyota bZ3: como é o Corolla elétrico com motor de BYD que vai ser rival da Tesla


Já faz um ano que a Toyota apresentou o bZ3 ao mundo. Ainda longe de chegar ao Brasil (se vier, claro), o sedã tem uma importante missão agora que começou a ser produzido em série: ser rival de Tesla Model 3 e de BYD Seal na Europa.

Para quem não está familiarizado com a sigla BZ, ela se refere aos elétricos na Toyota — ainda que a fabricante japonesa não tenha comercializado muitos produtos desse segmento. Na verdade, tudo começou com a apresentação do bZ4X, em abril de 2021. Só depois que veio o bZ3, no segundo semestre de 2022.

Este último modelo trata-se de um Corolla elétrico construído sobre a plataforma e-TNGA. As dimensões do sedã são de 4,73 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,48 m de altura e 2,88 m de distância entre os eixos. Um Corolla vendido no Brasil, por exemplo, tem 4,63 m de comprimento (-10 cm), 1,78 m de largura (-4 cm), 1,45 m de altura (-3 cm) e 2,70 m de entre-eixos (+2 cm).

Embora as medidas do bZ3 sejam superiores às do Corolla nacional, ainda são menores que as do Toyota Camry (com exceção ao entre-eixos). Isso confirma que seu objetivo é ser uma opção elétrica do sedã mais vendido pela fabricante japonesa.

O mais curioso é que o Toyota bZ3 usa um conjunto elétrico desenvolvido em parceria com a BYD. São duas opções: uma de 184 cv de potência e outra de 245 cv. A bateria, também da fabricante chinesa, tem 71,4 kWh de capacidade e garante uma autonomia de cerca de 500 km.

Para conseguir concorrer com os rivais, o bZ3 ainda aposta no visual futurista. O design é bem parecido com o já apresentado bZ4X. Isso significa que os faróis são afilados e conectados por uma barra horizontal cromada.

A traseira lembra bem a dos carros da BYD com as lanternas de LED com iluminação que cruza toda a tampa do porta-malas. Ou seja, o visual externo é bem direcionado para o mercado chinês.

Por dentro, a coluna de direção é saltada e diferente do que estamos acostumados a ver nos Toyota. Há volante em formato de cubo, comandos na vertical, painel de instrumentos digital e central multimídia gigante.

O Toyota bZ3 vai custar em torno de US$ 30 mil no mercado chinês. Na conversão direta, o valor chega a R$ 151 mil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Governo e oposição venezuelana chegam a acordo sobre data das eleições
Próxima Após ataque a hospital na Faixa de Gaza, Hezbollah anuncia 'dia de fúria' contra Israel