Toyota acha Corolla Cross “sem graça” e sugere nova geração mais agressiva


Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News, o chefe do departamento de marketing da Toyota na Europa, Andrea Carlucci, deu declarações curiosas a respeito do Corolla Cross. O executivo reconheceu que o SUV médio está vendendo abaixo do esperado no continente e atribuiu o fraco desempenho ao design supostamente “sem graça” do carro. As linhas atuais, na visão do diretor, não atendem ao gosto do consumidor europeu.

Segundo Carlucci, o Corolla Cross precisa de um desenho geral mais vibrante e inovador se quiser vender mais em todo o continente. “Não temos um Corolla Cross adequado para a Europa, pois é um produto feito para ser global”, disse. “Se trouxermos mais entusiasmo europeu, as vendas aumentarão”, completou. Na sequência, explicou que carros para o mercado local precisam, de fato, não misturar gostos de consumidores de outras regiões.

Do ponto de vista comercial, os números corroboram com a tese de Carlucci. Nos primeiros quatro meses de 2025, o Corolla Cross vendeu na Europa apenas 11.259 unidades, o que representa queda de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para efeito de comparação, o primo C-HR, com design muito mais arrojado e extravagante, vendeu no mesmo intervalo cerca de 41.950 unidades, ou seja, aumento de 9,6% em relação a 2024.

Na prática, fica claro que a Toyota faz mais sucesso na Europa com SUVs ousados e chamativos do que com modelos conservadores. Na linha 2025, a marca buscou aproximar o Corolla Cross do público e incrementou o visual do modelo local com novidades exclusivas.

A versão GR Sport, por exemplo, ganhou dianteira com grade e para-choque mais agressivos, enquanto o interior recebeu bancos tipo concha e novos detalhes em vermelho.

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A questão do design será corrigida na próxima geração e, nesse aspecto, o Corolla Cross poderá ter visual exclusivo em cada região. Ou seja, linhas mais ousadas na Europa e pegada geral mais conservadora na Ásia.

“O ponto-chave é que a Toyota projetou a plataforma TNGA para permitir que cada região desenvolva o design da carroceria”, disse Carlucci, antecipando que base atual deverá ser mantida. O lançamento no mercado internacional é aguardado para 2027.

Enquanto na Europa os consumidores cobram mais ousadia do Corolla Cross, no Brasil o SUV é sucesso absoluto. De janeiro a maio, por exemplo, o modelo vendeu 24.755 unidades no país e firmou posição como líder da categoria de SUVs médios, à frente do arquirrival Jeep Compass (22.986 exemplares).

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Fonte: direitonews

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