Torrefadores de café aumentam preços no Brasil diante altos custos do grão cru


LONDRES/NOVA YORK, 2 de setembro (Reuters) – As torrefadoras de café 3 Corações e Melitta estão aumentando os preços de seus produtos no Brasil, o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás dos EUA, de acordo com documentos enviados a clientes e vistos pela Reuters.

Uma joint venture entre a empresa brasileira São Miguel e o grupo israelense Strauss, abre uma nova aba, 3 A Coracoes informou que aumentaria os preços do café torrado e moído em 10% e do café instantâneo em 7% a partir de 1º de setembro.

A Melitta South America, também uma grande empresa no Brasil, disse que aumentaria os preços em 15% a partir de 1º de setembro. As duas empresas, que citaram o aumento dos preços do feijão cru, a volatilidade e as questões climáticas como motivos para o aumento dos preços, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Os preços globais dos grãos de arábica crus subiram mais de 20% este ano, após subirem 70% no ano passado, já que o maior produtor, o Brasil, teve outra safra ruim devido ao clima adverso.

Mais recentemente, a decisão dos EUA de aplicar tarifas de 50% sobre as importações do Brasil impulsionou ainda mais os preços, à medida que torrefadores do maior consumidor de café do mundo saqueavam os estoques existentes.

Os preços do grão cru representam cerca de 40% do custo de atacado de um saco de café torrado e moído, em média, o que significa que torrefadores do mundo todo enfrentarão pressão para aumentar os preços.

Tendo anteriormente aumentado os preços do café torrado e moído em 11% em janeiro e 10% em dezembro, a 3 Coracoes os aumentou em 14,3% em 1º de março. A Melitta aumentou os preços em 25% em dezembro.
Houve uma breve queda nos preços do café no varejo brasileiro em agosto, informou a associação do setor, a ABIC , após os preços futuros caírem em relação às máximas recordes registradas no início do ano. A ABIC, no entanto, também projetou que a tendência seria revertida com a entrada em vigor das tarifas. Essa reversão está acontecendo agora.
Os torrefadores estão começando a ceder à pressão dos custos crescentes, já que os consumidores com dificuldades financeiras estão reagindo aos aumentos de preços procurando pechinchas ou trocando para marcas de supermercados.
 

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos em Nova Mutum/MT
Próxima Mercado do milho segue travado no Sul