Imagine pedir um SUV familiar de sete lugares para levar a família e “ganhar” um McLaren semi-pista de 620 cv da empresa onde você trabalha? Pois foi isso que aconteceu com Tony Kanaan. O piloto brasileiro será diretor esportivo da equipe McLaren na Fórmula Indy e compartilhou esta inusitada história em um recente vídeo no seu canal de Youtube.
Atualmente disputando a temporada de Stock Car no Brasil, Kanaan relata que, em todos os seus contratos de piloto até então, colocava uma espécie de cláusula que o garante um “carro designado” da empresa para usar durante o ano no seu dia a dia (e devolver ao final do acordo). Quando foi até Zak Brown, CEO da McLaren e diretor da equipe na F1, pediu novamente o “veículo da firma”. Prontamente atendido por Brown.
Só que, diferentemente da Fórmula 1, onde grandes fabricantes de automóveis estão por trás ou dão nomes a equipes, na Indy esta relação é basicamente para o fornecimento de motores. E só há duas companhias: Chevrolet ou Honda.
E como a equipe Arrow McLaren usa propulsores da marca norte-americana, Kanaan conta que estava esperando um Chevrolet Tahoe, um SUV grande, de sete lugares, para usar diariamente com a esposa e seus três filhos onde mora nos Estados Unidos.
Porém, duas semanas depois, Tony explica que recebeu uma ligação e que seu novo carro estava o esperando na oficina da equipe. Resultado: não era Tahoe. Zak Brown descolou nada menos que um raro McLaren 620R, versão de rua do 570S GT4, carro de corrida que compete em campeonatos de Turismo mundo afora. Apenas 350 unidades foram fabricadas e o esportivo tem valor de US$ 300 mil nos EUA (pouco mais de R$ 1,5 milhão na conversão direta). Queria um chefe desses…
Em vez do gradalhão utilitário familiar de pouco mais US$ 56 mil (quase R$ 275 mil) para levar as crianças, o 620R tem apenas dois lugares e traz ajustes aerodinâmicos e componentes do chassi do 570S GT4, mas é homologado para andar na rua. A potência do motor V8 3.8 biturbo subiu, claro, de 570 cv para 620 cv (e mais de 60 kgfm de torque) depois das mexidas na central eletrônica e no gerenciamento do turbocompressor. O cupê vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos — 0,2 s a mais que o Porsche 911 Turbo S. 0 a 200 km/h? 8,1 s. Velocidade máxima? 322 km/h.
A pintura do carro de Kanaan é uma das três que vem de fábrica sem custos. A carroceria tem tom predominantemente de laranja McLaren, com a parte superior em preto Onix e detalhes em branco Silica. Dentro, assentos de corrida levam plástico reforçado com fibra de carbono — assim como os paddle-shifts, console e volante — e têm cintos de seis pontos para os dois passageiros. Nada mal para um daily car, mas acho que a mulher de Tony não deve ter gostado muito.
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Fonte: direitonews