Tijolões ressurgem: Geração Z troca telas infinitas por simplicidade!


Por mais incrível que pareça, as vendas de celulares conhecidos como “tijolão” estão voltando. Esses modelos eram populares no início do anos 2000.

Sim, estamos falando dos telefones flip, slide e “feature phone“, que caíram em desuso nos últimos anos, mas que tiveram um aumento nas vendas em 2022. O motivo? A Geração Z!

Segundo a HMD Global, que é a responsável pela produção dos telefones da Nokia, conta que as vendas desses aparelhos continuam e que são vendidos milhares de telefones, os quais eram populares no início dos anos 2000. Um dos favoritos é o flip, que são aqueles de “abrir e fechar”.

No entanto, as vendas globais vêm caindo. Segundo a Counterpoint Research, uma empresa global de pesquisas relacionadas ao mercado tecnológico, as vendas dos conhecidos como feature phones foram feitas para o Oriente Médio, a África e a Índia.

Porém, o que se espera é que as vendas aumentem também nos Estados Unidos. O que se acredita é que o mercado, até então estagnado, dos telefones feature deve voltar a se movimentar devido a preocupações relacionadas ao tempo de tela da nova geração.

Posso imaginar um crescimento de até 5% nos próximos cinco anos, com base nas preocupações de saúde pública que circulam“, é o que explica um dos especialistas da área.

A demanda por celulares minimalistas que ajudem a nova geração a se desconectar um pouco das redes está aumentando, e empresas como a Light e a Punkt vêm se preparando para atendê-la. Dessa forma, essas vêm vendendo dispositivos para aqueles que querem passar mais tempo longe das redes sociais.

Joe Hollier, cofundador da Light, conta que não é sobre ser “antitecnologia”, mas sim, que trata-se de escolher conscientemente como e quando usar quais aspectos da tecnologia contribuem para a qualidade de vida.

O Light Phone, oferecido pela Light, por exemplo, faz e recebe ligações, é capaz de armazenar até 9 contatos telefônicos e também exibe as horas, no entanto, não oferece outras funcionalidades. Isso é o que a nova geração vem procurando para conseguir se “desintoxicar” do vício para com as redes sociais.

Fonte: capitalist

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