Texas critica Casa Branca: ‘Precisamos de 15.000 ou 150.000’ soldados na fronteira, não 1.500


Greg Abbott, governador do estado norte-americano do Texas, criticou no domingo (7) a recente medida da Casa Branca de enviar temporariamente 1.500 soldados adicionais para a fronteira meridional do país diante de um possível aumento de migração ilegal.
A declaração vem em meio ao fim iminente da política de Título 42, sob a qual migrantes sem documentos encontrados em solo norte-americano são imediatamente deportados para o México. A política expira na quinta-feira (11).
Na sexta-feira (6) a administração Biden acusou Abbott de dificultar o processo de expulsão de migrantes ilegais com sua decisão de enviá-los em ônibus para diferentes cidades do país. O governador de Texas respondeu nesta segunda-feira (8) que as pequenas cidades fronteiriças “não têm a capacidade” de lidar com o número de pessoas que chegam do México.
“Temos que aliviar o congestionamento nessas pequenas comunidades e enviá-las de ônibus para comunidades maiores”, disse ele.
“O presidente [Joe] Biden está enviando ‘1.500’ soldados para cuidar da papelada e isso não vai proteger a fronteira. Não precisamos de 1.500 soldados. Precisamos de 15.000 ou 150.000 para proteger a fronteira por causa das políticas de fronteira aberta do governo Biden”, disse Abbott ao canal Fox News.
O presidente Joe Biden caminha ao longo de um trecho da fronteira EUA-México em El Paso Texas, 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023

Ele também chamou de “mentira descarada ou ignorância total” as declarações de Alejandro Mayorkas, secretário de Segurança Interna dos EUA, que recentemente disse que a fronteira “não está aberta, não esteve aberta e não estará aberta depois de 11 de maio”.
Abbott caracterizou negativamente a atual política de migração de Biden em comparação com a de Donald Trump (2017-2021), que registrou “o menor número de travessias de fronteira em décadas”, e “foi capaz de implementar políticas muito fáceis, como a política de Permanência no México e a política do Título 42“.
“Foi só quando Biden entrou que ele eliminou todas essas políticas e estendeu um tapete de boas-vindas para o mundo inteiro, dizendo que a fronteira agora estava aberta. De repente, tivemos esse caos, causado exclusivamente pelas políticas postas em prática por Joe Biden”, argumentou o líder do Texas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Luta por pavimentação beneficiarão os municípios de Dom Aquino, Poxoréo e Guiratinga
Próxima CST para discutir ciência e tecnologia na agricultura recebeu economista em encontro desta segunda (8)