É curioso pensar como as exigências dos consumidores mudam com o tempo. Há 15 anos, itens de tecnologia nos carros eram considerados luxo. Hoje, alguns se tornaram referência no momento da compra. Um exemplo é a central multimídia, que, assim como o celular, faz parte da nossa vida cotidiana. E, para agradar quem não vive sem a tela no painel do carro, essa foi a grande aposta da Renault para o Kardian 2026.
Uma mudança simples, de fato, mas a tela antiga, de 8 polegadas, era alvo de críticas — por causa do sistema antigo e funcionamento lento — e deixou o SUV atrás de rivais como o Volkswagen Tera. Agora, o Kardian 2026 estreia o openR Link, de 10”, que mantém conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e é mais moderno e intuitivo.
Nesse pacote vem também uma câmera de ré com imagens de melhor qualidade e novas linhas guia, que ajudam na hora de fazer manobras e estacionar. Outra adição foi o painel de instrumentos digital de 10” com interface inédita, que possibilita maior personalização e tem mais informações à disposição do motorista.
Embora alguns não comprem essa premissa, telas e câmeras tornam a vida do condutor mais fácil. Infelizmente, a nova multimídia vem de série apenas nas versões mais caras, Techno e Iconic, sendo opcional para as demais, junto da câmera de ré, por R$ 1.200. Já o cluster maior faz parte apenas da topo de linha; nas outras configurações, é de 7”.
Durante nosso teste com o SUV, pude experimentar os novos bancos que imitam couro e são mais confortáveis que os de tecido. A má notícia é que estão disponíveis apenas no opcional Pack Connect Iconic, de R$ 3.590, que adiciona serviços conectados e antena shark. Se incluirmos também a nova e belíssima cor azul Iron (R$ 1.900), o preço final do Kardian sai dos R$ 149.990 de tabela para R$ 155.480.
Fora isso, o Kardian 2026 é igual ao 2025, tanto no acabamento — aspecto em que a marca tomou cuidado com o alinhamento e as texturas — quanto nos equipamentos. Há ar-condicionado digital com ajustes por botões e freio de estacionamento eletrônico, item exclusivo no segmento. Mas são poucos porta-objetos.
Em segurança, o Kardian traz seis airbags, controlador de velocidade, alerta de ponto cego, farol alto inteligente e frenagem de emergência para pedestres e ciclistas. Os dois últimos itens são adições da linha 2026 nas versões mais caras.
O tamanho permanece inalterado. Os 4,12 metros de comprimento deixam o modelo atrás do Tera, que tem 4,15 m. Mas o entre-eixos do Kardian é maior: 2,60 m (no rival, 2,57 m). O espaço na segunda fileira não é ruim para pernas e cabeça, no entanto é incômodo para os ombros. Já o porta-malas é um dos destaques, com 358 litros.
Eleito o Carro do Ano 2025 por Autoesporte, o Renault Kardian estreou com a plataforma inédita RGMP. Moderna, oferece boa robustez e, junto com uma suspensão mais rígida, faz o SUV contornar bem as curvas. Para gerenciar entregas de potência e torque o SUV conta com o câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas — um dos motivos para os clientes torcerem o nariz à primeira vista.
Esse câmbio tem embreagens banhadas a óleo, o que garante maior durabilidade, diferente das antigas caixas com embreagens secas. Porém, devo dizer que as trocas de marchas são bastante perceptíveis, incomodando mais nas ultrapassagens, com trancos indesejados. Para os que preferirem, há opção de caixa manual, também de seis marchas. Em todos os casos, o motor é o 1.0 TCe turbo flex de 12 válvulas com injeção direta de combustível.
São 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com etanol, além de bons 22,4 kgfm de torque. Embora fique atrás do Pulse (130 cv) na cavalaria, o Kardian tem o maior torque entre qualquer motor 1.0 turbo no Brasil. Apesar de sair da imobilidade com certo atraso, senti que trabalhou muito bem nas reduções e retomadas no teste rodoviário de 90 km entre São Paulo e Itu (SP). Por tudo isso, torna-se um carro divertido de guiar.
Em nossos testes no Rota 127 Campo de Provas, o Kardian cumpriu o zero a 100 km/h em 10,4 segundos. Já o consumo ficou na média da categoria, com 12,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, sempre com gasolina.
O Renault Kardian é uma clara evolução da marca no mercado nacional. Depois de um ano de mercado, e com um rival de peso recém-chegado, é o momento de ganhar maturidade, objetivo alcançado com os novos equipamentos da linha 2026. Pena que eles vieram acompanhados de um aumento de R$ 4 mil no preço da versão topo de linha. Se as novidades são poucas, difícil não perceber a pior delas.
Pontos positivos: Novos itens de tecnologia, lista de equipamentos e espaço interno
Pontos negativos: Isolamento acústico ruim, poucos porta-objetos e bancos de couro opcionais
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Fonte: direitonews