Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul, é sucinto ao dizer que não teme a chegada do Volkswagen Tera — lançamento que teve 12 mil unidades vendidas em 50 minutos. “Nosso portfólio está devidamente atualizado e pronto para enfrentar a concorrência”, disparou o executivo em entrevista à Autoesporte.
No entanto, nas entrelinhas, a marca que pertence ao grupo Stellantis parece ter ligado o sinal de alerta. Tanto é que revelou preços do Pulse, que briga diretamente com o Tera, após a divulgação dos valores de venda do crossover da fabricante alemã. Além disso, faz marcação cerrada no Nivus, adicionando algumas novidades ao Fastback 2026 a fim de manter a liderança provisória ante o nêmesis no ano. E nós já dirigimos o carro.
Até maio, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV compacto da Fiat teve 20.230 unidades licenciadas contra 17.868 do Volkswagen. Com preços que variam entre R$ 119.990 e R$ 179.990, o Fastback 2026 é capaz de encarar tanto o Nivus (de R$ 119.990 a R$ 174.990) quanto o próprio Tera — comercializado por valores que vão de R$ 103.990 a R$ 139.990.
Mas aqui fica a pergunta: será que o Fiat Fastback 2026 é capaz de desbancar o Nivus e, de quebra, ajudar o Pulse em sua luta contra o Tera? Avaliamos a opção Impetus Turbo 200 Hybrid Flex AT. Antes, contudo, vamos à lista com todas as versões e preços do SUV compacto.
É bom tirar logo o elefante da sala e darmos ênfase ao que mudou no Fiat Fastback 2026. A nova grade dianteira segue a proposta dos veículos da Maserati (marca da Stellantis em momento delicado). Há elementos verticalizados, o nome da empresa ao centro em preto e bandeirinha da Itália alusiva às origens da companhia. Tal solução já foi adotada pelo Pulse, porém com pequenas nuances.
O para-choque também mudou, com abertura inferior redesenhada e a adoção de mais cortes retos que acabam formando espécie de tabuleiro composto por pequenos quadrados. Vale frisar que, no caso do Fastback Abarth, temos formato e estilo similares aos do Pulse Abarth.
A grade da configuração “envenenada”, de topo, também tem desenho verticalizado, detalhes em vermelho e carrega o nome Abarth ao centro, mas sem o escorpião em evidência, assim como acontece com o Pulse. O logo do artrópode invertebrado fica na posição ocupada pela Fiat Flag nas configurações “mortais”.
A versão de entrada, Turbo 200, ganha rodas de 17 polegadas “diferenciadas”, segundo a marca, e retrovisores em preto brilhante por meio de pacote opcional (Smart Drive, que conta ainda com outros itens e sai por R$ 4 mil). Já a configuração Audace Turbo 200 dispõe de novas rodas de 17”.
Já a versão testada por Autoesporte, a Impetus, traz rodas de 18” escurecidas e molduras inferiores na cor da carroceria como opcional. As dimensões são as mesmas no caso da Limited Edition (que agora tem novo nome), mas o acabamento é, conforme apontado pela Fiat, diamantado. O Fastback Abarth, por sua vez, também tem rodas de 18”, porém exclusivas para a opção.
Todavia, bom lembrar: o polêmico desequilíbrio entre o balanço dianteiro curto e o gigantesco balanço traseiro ainda se faz presente. As rodas, mesmo as de 18 polegadas, também parecem um tanto desproporcionais para o modelo.
Por dentro temos forração parcial das portas em tecido na versão intermediária Audace, com as opções mais caras apresentando vinil no painel das portas dianteiras e também no painel. Mas a grande novidade fica por conta do teto panorâmico. Ele não se abre, mas é uma bela vantagem ante ao Nivus, que sequer dispõe do item.
O equipamento faz parte de pacote opcional de R$ 5.990 tanto na versão Impetus quanto na Limited Edition. No caso do Fastback Abarth temos teto panorâmico de série. Isso além do banco do motorista com ajuste elétrico — mesmo caso do Pulse Abarth.
O item também pode ser adicionado por meio de pack na Limited Edition. A versão testada, bem como as mais baratas, não têm ajuste elétrico do banco do motorista nem como opcional.
Importante ressaltar que o acabamento do Fastback num todo ainda é superior ao do rival. Além das forrações em couro de boa qualidade, os materiais em plástico têm texturas distintas e até mesmo agradáveis ao toque.
O espaço, ao menos para os ocupantes do banco traseiro, é um ponto negativo. Muito em decorrência do caimento do teto do Fastback, com sua proposta cupê. Pessoas mais altas, portanto, podem sofrer um bocado.
Aqui prometo que serei breve. Até mesmo porque não há nada de novo neste front para o Fiat Fastback 2026. As versões híbridas não passaram por quaisquer mudanças. Continua presente o motor 1.0 GSE T3 turbo flex, três-cilindros, com 130 cv de potência máxima e 20,4 kgfm e o controverso sistema MHEV de 12V. O propulsor elétrico, bom frisar, não movimenta o carro sozinho e atua em momentos pontuais.
O câmbio, por sua vez, é o CVT de sete marchas simuladas com relações entre 2,27 e 0,46. Em arrancadas, trabalha mais alto de modo a priorizar força e, assim que o carro ganha velocidade, temos um acerto que faz com que o motor passe a atuar em rotações mais baixas.
O Fiat Fastback híbrido 2026 entrega o mesmo tipo de condução do predecessor, que preza pelo uso urbano, mas não vai mal em ciclo rodoviário. A suspensão é voltada para o conforto e o conjunto, embora comedido e um pouco preguiçoso em acelerações e retomadas, é ideal para quem quer desempenho dentro dos padrões do segmento aliado à eficiência.
Não à toa, segundo dados do Inmetro, o Fastback Impetus faz 12,6 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol na cidade e 13,9 km/l e 9,8 km/l com os respectivos combustíveis em ciclo urbano e rodoviário. É o mesmo da linha 2025.
O acerto da suspensão e o vão livre interessante (19,8 cm) garantem robustez. O Fastback, contudo, é estável e dotado de bom controle direcional em curvas. Além disso, a direção tem boa progressividade e os freios (a disco na dianteira e tambor na traseira) funcionam com certa precisão.
O pedal tem modulação razoável tanto para a cidade quanto para a estrada. A integração do sistema com a tecnologia MHEV é praticamente imperceptível, sem interferir na sensação do condutor.
Além disso, vale dizer que o curso do pedal é um tanto longo e é necessário que o motorista aplique pressão constante até que o Fastback atinja a velocidade desejada. Para completar, em frenagens mais bruscas temos feeling esponjoso, o que acaba sendo um tanto usual em veículos com freio a tambor na traseira.
No quesito ergonomia, embora a versão Impetus Hybrid não tenha ajuste elétrico do banco do motorista, o Fastback 2026 ainda não carrega pecados capitais. O motorista fica bem acomodado e vai bem em viagens mais longas, sem cansaço extremo. O volante tem revestimento de qualidade e empunhadura dentro dos conformes. Há ainda aletas para trocas das marchas simuladas.
Por fim, bom dizer que, além dos equipamentos já presentes, o Fastback 2026 ganhou monitoramento de ponto cego. Ponto positivo no quesito segurança. Ademais, a cabine fica bem arejada, iluminada, com o teto panorâmico em evidência, mas sem comprometer a visão do motorista.
As mudanças no visual, ainda que poucas, dão uma lufada de ar fresco ao design do Fiat Fastback. A adição do teto panorâmico também é um chamariz interessante, já que o principal rival não tem o equipamento. Mesmo assim, o modelo terá missão difícil para conter, ao lado do Pulse, o desempenho do Tera nos licenciamentos.
Novidade, o Volkswagen poderá ser uma grande vedete dos frotistas. Por isso, a Stellantis terá de trabalhar duro neste quesito justamente para tentar fazer com que Fiat Fastback 2026 tenha poder de fogo suficiente para se manter à frente do Nivus e ainda lidar com um forte player no mercado.
Fiat Fastback T200: Motor T200: freio de estacionamento eletrônico, cluster de 3,5″, central multimídia de 8,4”, ar-condicionado digital, função Autohold, sensor de estacionamento, faróis em LED, retrovisores elétricos, rodas de 17 polegadas, bancos em tecido.
Pack Smart Drive (R$ 4 mil): câmera de ré, carregador por indução, keyless, partida remota, retrovisor em preto brilhante, rodas de 17” diferenciadas.
Fiat Fastback Audace T200 Hybrid: Todos os equipamentos da T200 + keyless, carregador por indução, lane keep assist, AEB, central multimídia de 10,1”, detecção de chuva, retrovisor fotocrômico, partida remota, farol alto automático, câmera de ré, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores externos em black piano, roda de liga leve de 17 polegadas diamantada, painel das portas dianteiras com forração parcial em tecido, volante em couro.
Pack Connect Me (R$ 2.900): adiciona serviços conectados.
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid: Todos os equipamentos da Audace T200 Hybrid + sensor de estacionamento dianteiro, luz no retrovisor externo, retrovisor com rebatimento, rodas de liga leve de 18”, bancos em couro, painel das portas dianteiras com forração parcial em couro.
Connect Me + Monitoramento de Ponto Cego: R$ 3.990
Pack Sunroof (R$ 4.990): teto panorâmico, molduras inferiores na cor da carroceria, luz no para-sol e faróis de neblina em LED.
Banco de couro ecológico claro: R$ 1.340
Fiat Fastback Limited Edition: Todos os equipamentos da Impetus T200 Hybrid + câmbio automático de seis marchas, molduras inferiores na cor da carroceria.
Connect Me + Monitoramento de Ponto Cego: R$ 3.990
Pack Sunroof (R$ 5.990): teto panorâmico, banco do motorista com regulagem elétrica, luz no para-sol e faróis de neblina em LED.
Fiat Fastback Abarth: Todos os equipamentos da versão anterior + serviços conectados, monitoramento de ponto cego, teto panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas de 18 polegadas exclusivas, ponteiras esportivas, bancos esportivos em couro, spoiler em preto, farol de neblina em LED.
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Fonte: direitonews