O novo Audi e-tron GT acaba de chegar ao Brasil por R$ 699.990, preço promocional até o próximo dia 17 de junho. Mas, Autoesporte já foi até a cidade de Ingolstadt, na Alemanha, dirigir o elétrico de 476 cv e tentar acelerar até sua velocidade máxima, 245 km/h, na Autobahn, a rodovia sem limite de velocidade.
Provavelmente qualquer amante de carro já ouviu falar em “autobahn” – a palavra em alemão significa rodovia. Afinal, é um dos poucos lugares no mundo, longe dos autódromos, em que você pode acelerar sem restrição. Porém, as regras são bem severas e você deve seguir a risca. Não é uma terra sem lei.
Dirigi de Ingolstadt até a cidade de Nuremberg, que tem quase 100 km de distância. A temperatura naquela dia estava em 3°C, mas confesso que o frio na minha barriga estava maior. Afinal, foi minha primeira vez na rodovia sem limite de velocidade.
A Alemanha tem pouco mais de 13 mil km de rodovias em condições muito melhores do que as que temos no Brasil. Deste total, cerca de 4 mil km tem velocidades fixas nas placas, já o restante não tem limite, ou há uma velocidade máxima temporária por conta de obras ou qualquer outra necessidade.
Em áreas mais próximas de perímetros urbanos, as zonas ficam limitadas a 50 km/h e 60 km/h. Se você ultrapassar esses limites você pode até perder a habilitação. Os trechos com velocidade máxima sinalizam os 130 km/h. E essa também é a velocidade recomendada para os trechos onde não há limite. A sinalização dos limites são feitas por placas físicas como no Brasil, mas alguns trechos têm painéis eletrônicos.
Ao todo, são três faixas na estrada e todas elas são bem largas. A da esquerda fica reservada a ultrapassagens e as autoridades de trânsito recomendam que os motoristas fiquem nas faixas centrais. E, como na maioria do mundo, ninguém ultrapassa pela faixa da direita.
A posição de dirigir do e-tron GT é muito baixa, bem próxima de superesportivos. Até para entrar no carro exige um certo jeito por ele ser muito próximo do solo. Além dos 476 cv de potência, há ainda um modo “overboost” temporário que faz o modelo render 530 cv. O torque é de 64 kgfm e a tração integral é a famosa quattro. Lembrando que são dois motores, instalados em cada eixo do carro, o que aumenta o balanço de peso e melhora a estabilidade.
Nas arrancadas o e-tron GT não é tão forte quanto na versão RS, mas faz você grudar no banco. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos, quase um segundo a mais do que os 3,3 s do irmão mais atlético.
A estratégia do carro elétrico é saber dosar o pé para controlar bem a velocidade, levando em consideração que o torque é entregue de forma instantânea. Tal agilidade não faz parecer que o grandalhão de quase 5 metros de comprimento tem 2.276 kg ainda mais com um asfalto bem liso.
Outro ponto curioso, e estranho, é o silêncio a bordo. No carro a combustão o barulho do motor invade muito a cabine em rotações mais altas, já no caso do elétrico não importa se está 10 km/h ou a 200 km/h, o silêncio será o mesmo.
Meus primeiros quilômetros nas autobahns são em trechos com limite de velocidade. O bom do e-tron GT é que ele tem o sistema de leitura de placas bem eficiente e exibe a velocidade máxima daquele trecho para o motorista no painel de instrumentos. Isso facilita muito para manter o foco e não exceder o limite permitido.
Eis que surge no painel uma placa branca com borda preta, cortada na vertical por cinco faixas. Isso significa que o início do trecho sem limite de velocidade começou.
Piso fundo no acelerador com a missão de atingir a velocidade máxima, mas o volume intenso de carros na via não permite num primeiro momento, entretanto, consigo chegar aos 200 km/h sem muito esforço. A estabilidade no e-tron GT é incrível e passa muita segurança mesmo em velocidades elevadas. A suspensão pneumática e adaptativa é o trunfo para deixar o carro pregado no chão.
Na nova tentativa, com mais espaço para acelerar, piso fundo no acelerador e a adrenalina vai subindo junto com a velocidade no painel de instrumentos. Ao atingir 240 km/h o carro emite um alerta para dizer que você está a uma velocidade bem elevada, mas piso mais um pouco e finalmente chego no auge: os 245 km/h limitados eletronicamente.
Tão eficiente quanto a aceleração são os freios de disco ventilado com revestimento de carboneto de tungstênio, que garante maior atrito com as pastilhas de freio e torna frenagens de velocidade elevadas mais eficientes.
Na aproximação de Nuremberg, a adrenalina baixou, mas não tanto quanto a temperatura lá fora, que já estava próxima de 0°C. A ansiedade misturou com tensão e felicidade e mal deu para observar as belas cidadezinhas alemãs que passamos pela viagem. Ultrapassar os 200 km/h na pista, dentro de um ambiente controlado é uma coisa, mas fazer isso na rodovia é algo totalmente diferente e mais bem desafiador. É como se na pista fosse treino e na Autobahn fosse o jogo.
O importante é que deu para riscar mais um item daquela lista de sonhos que todo mundo tem, neste caso, uma das minhas era: “dirigir na Autobahn“.
O e-tron GT tem baterias de 93 kWh que proporcionam alcance de 501 km no ciclo WLTP europeu e 308 km no novo padrão do Inmetro, que passará a ser obrigatório na divulgação das autonomias de carros elétricos no Brasil a partir de setembro. Segundo a Audi, o e-tron GT leva apenas 22 minutos para recuperar até 80% da energia da bateria em estações de recarga rápida.
No pacote de equipamentos, vale destacar controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, câmera 360° e assistente de estacionamento semiautônomo. Já a parte de estilo e conforto é composta por rodas de 20 polegadas, sistema de som premium da Bang & Olufsen, teto solar panorâmico e volante com regulagens elétricas.
A lista de opcionais oferece rodas aro 20 com visual exclusivo (R$ 5 mil), head-up display (R$ 16 mil) e o pacote Black Plus (R$ 15 mil), que acrescenta frisos externos, logotipos e retrovisores na cor preta. Nesse caso, o preço do e-tron GT sobe para R$ 735.990. Já a locação do esportivo elétrico no programa Luxury Signature custa R$ 15.999 mensais no plano de 36 meses.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews