Tesla tem dois elétricos entre os carros mais vendidos do mundo em 2022; veja top 10


O Toyota RAV4 desbancou o Corolla e foi o veículo mais vendido do mundo em 2022. Com 1.016.00 unidades vendidas no último ano, o SUV foi o único carro a ultrapassar a marca de um milhão de exemplares emplacados. O ranking dos 10 veículos mais comercializados no ano mostra a hegemonia japonesa, mesmo com o crescimento expressivo da Tesla representando os carros elétricos.

Os dados da consultoria automotiva Jato apontam que o maior sucesso do RAV4 está nos Estados Unidos e na China, países que representam 43% e 33%, respectivamente, das vendas do SUV no mundo.

Em contrapartida, o carro está longe de ser famoso aqui no Brasil. No ano passado, o RAV4 obteve “apenas” 1.084 licenciamentos no por aqui — o que o colocou como o 38º mais vendido no segmento. Recentemente, o SUV estreou a linha 2023, que parte de R$ 330 mil. Ele é vendido na versão única SX Connect Hybrid, que usa o conjunto híbrido formado pelo motor 2.5 a gasoli­na de 178 cv e 22,5 kgfm na parte a combustão.

Essa unidade trabalha em conjunto com três mo­tores elétricos, que geram 120 cv e 20,6 kgfm de torque, dois na dianteira e um na traseira, o que dá ao modelo tração integral sem a ne­cessidade do eixo cardã. Combinados, a potên­cia chega a 222 cv — a Toyota não informa o torque combinado.

Entre os 10 carros mais emplacados mundialmente, sete são de fabricantes japonesas. Atrás do RAV4, está o veterano Toyota Corolla, com 992 mil unidades vendidas, seguido pelo Tesla Model Y, com 747 mil exemplares licenciados — as vendas do SUV, inclusive, cresceram quase 100% comparado as de 2021.

Já o quarto lugar é do Honda CR-V (733 mil licenciamentos) e a quinta posição fica com o Toyota Camry (673 mil emplacamentos).

Dois carros que foram lançados há pouco tempo no Brasil também aparecem no ranking. São eles o Nissan Sentra (na sétima posição) e a Ford F-150 (no décimo lugar). Enquanto o Sentra quer roubar as vendas do Corolla, que domina o segmento, a Ford tem como objetivo frear as vendas da RAM 1500 ao trazer para o país a caminhonete mais potente vendida por aqui.

Outro carro vendido no Brasil que chamou atenção pelo crescimento expressivo de 221% é o Toyota Corolla Cross. O SUV baseado no Corolla figura na oitava posição e aparece pela primeira vez no “top 10” do ranking.

Veja a seguir os 10 veículos mais vendidos no mundo em 2022:

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores
Próxima Audiência pública dia 15 vai discutir a política estadual de saúde mental