Tesla Model Y é o primeiro carro elétrico a ser o mais vendido no mundo


O Toyota Corolla foi o carro mais vendido do mundo até 2021. No ano seguinte, perdeu o posto para o SUV RAV4, da mesma marca e feito sobre a mesma plataforma, o que já era um sinal dos tempos. Agora, em 2023 a dupla da fabricante japonesa foi desbancada por um carro elétrico, o Tesla Model Y.

É a primeira vez que um carro elétrico ocupa a liderança global de venda de automóveis desde que o ranking começou a ser divulgado na década de 1980. Os dados são ainda preliminares, mas a consultoria Jato Dynamics indica que o SUV elétrico da empresa de Elon Musk teve 1,23 milhão de unidades vendidas em todo o mundo ao longo do ano passado.

O estudo leva em conta mercados que já divulgaram seus dados anuais de vendas de veículos, que são os principais no mundo. Toda a América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), grande parte da Europa e da América Latina (incluindo o Brasil), além de Austrália, Rússia e, claro, a China, atual maior mercado automotivo no planeta.

O número representa um crescimento de 64% nas vendas do Tesla Model Y em relação a 2022, quando o mesmo modelo vendeu 747 mil unidades.

O Model Y tem se destacado nos dois maiores mercados de veículos elétricos do mundo. De acordo com dados divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, mais de 456 mil unidades do SUV foram enviadas à China só em 2023, um crescimento de 45% na comparação com o ano anterior.

Na Europa, o Tesla superou os emplacamentos de carros a combustão mais acessíveis, como Dacia Sandero, Peugeot 208 e Volkswagen T-Roc. Dados de 30 mercados mostram que a marca registrou mais de 255 mil unidades, 19 mil a mais que o segundo carro mais popular, o Sandero.

No Brasil o Tesla Model Y não é vendido oficialmente, mas pode ser importado de forma independente. As empresas que trazem o modelo pedem entre R$ 470 mil e R$ 650 mil.

O Toyota RAV4 perdeu a liderança, mas manteve o segundo lugar no ranking global de vendas em 2023, com 1,07 milhão de unidades, segundo projeção da Jato. Os números finais devem sair somente no segundo trimestre do ano. O Corolla ficou em terceiro, com 1,01 milhão de vendas ao longo de 2023.

Teste: Toyota Corolla GR-S 2024 tem marra de esportivo, mas perde potência

Nenhum dos dois ainda tem versão elétrica, segmento que mostrou crescimento no ano passado, mas apostam em versões híbridas e ainda puramente a combustão.

A consultoria ainda não divulgou o restante da lista de carros mais vendidos no mundo no ano passado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Banco terá que indenizar por cobrar juros abusivos em consignado
Próxima STJ absolve advogada, e juiz "demitido" em MS pode ser beneficiado