Tesla chinesa? Nova marca se inspira em Elon Musk para vender carros elétricos no Brasil


RESUMO DA REPORTAGEM

A Seres é a mais nova fabricante chinesa a desembarcar no Brasil. Parceira da Huawei, empresa de tecnologia conhecida pelos smartphones, a marca inicia sua história no país com um SUV compacto elétrico, o Seres 3. Até o final deste ano, a meta é lançar mais quatro veículos, sendo três elétricos e um híbrido.

E como vai ser o modelo de negócio? Sem concessionárias, no “estilo Tesla“. Segundo a marca, é uma forma mais moderna de vender carros no Brasil.

“Hoje em dia todo mundo compra tênis, roupa, celulares, eletrodomésticos e tantas outras coisas pelas plataformas digitais de vendas. E esse é o futuro dos carros e o que nós acreditamos. É um modelo de negócio semelhante ao da Tesla que faz muito sucesso”, explicou um dos executivos.

A inspiração na Tesla é tanta que as baterias dos carros da marca foram desenvolvidas por um engenheiro que trabalhou na fabricante de carros elétricos de Elon Musk.

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As vendas vão funcionar da seguinte forma: o site oficial da Seres terá recepção, cadastro de clientes, mecanismos de reserva e faturamento. A negociação será feita de forma direta entre a marca e o consumidor final, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. Após fechar negócio, o carro será entregue na casa do cliente.

Quem quiser conhecer os carros pessoalmente pode agendar um test drive em pontos disponíveis no site. A sede da empresa fica em Alphaville, na capital paulista.

A Seres já tem pontos de atendimento de pós-venda para os clientes da marca e outros serão abertos nos próximos meses — todos focados na regiões Sul e Sudeste, com exceção do Distrito Federal, onde há um centro de operação da nova fabricante chinesa no Brasil.

A marca chinesa pretende colocar showrooms apenas nas cidades com maior demanda. É provável que esses espaços sejam em shoppings ou espaços em lugares públicos estratégicos.

O primeiro Seres Service Center, para atendimento ao cliente, entrou em operação no mês de março e fica na Mooca, em São Paulo. Três oficinas 24 horas da Porto Seguro também estão habilitadas para atender aos clientes e seus endereços podem ser encontrados no site quando estiverem ativas.

Esses locais terão como padrão uma equipe especializada em todos os processos de revisão, manutenção e reparos dos veículos elétricos, além de pontos de carregamento de baterias. Na Mooca, o carregador é de 7 kW. Na sede da Seres, em Alphaville, estão disponíveis carregadores de 7 kW e 40 kW

Vamos começar pelo Seres 3. O preço até então divulgado era de R$ 239.900, mas uma promoção especial de lançamento coloca o valor em R$ 219.900. Se o cliente quiser o modelo blindado de fábrica a quantia sobre para R$ 269.900 (também em preço promocional, que antes era R$ 319.900).

O modelo é o segundo SUV elétrico mais “barato” do Brasil, ficando atrás apenas do Hyundai Kona EV, oferecido por R$ 219.990. É provável, no entanto, que a vice-posição não dure muito por conta da chegada no inédito Volvo EX30, que promete custar entre R$ 230 mil e R$ 250 mil. Sua pré-venda começa em setembro por aqui.

Com apenas um motor elétrico no eixo dianteiro, que desenvolve 163 cv e 30,6 kgfm de torque, o Seres 3 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Em relação às medidas, o SUV tem 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos (o mesmo de um VW T-Cross). O porta-malas comporta 318 litros.

O conjunto de baterias de íon-lítio de 53 kW proporciona até 206 km de autonomia, segundo o Inmetro — números inferiores aos 256 km de autonomia do Jac e-JS4, dos 294 km do BYD Yuan Plus e ao Peugeot e-2008, que roda até 234 km. O SUV pode ser plugado em fontes de corrente alternada de 7 kW, onde demora pouco mais de sete horas e meia para chegar aos 100%. Em fontes de corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% da carga em 38 minutos.

Mais quatro lançamentos até o final do ano

A marca asiática também vai lançar o Seres 5, outro SUV elétrico que será mostrado em agosto com versões de 480 km ou 530 km de autonomia (WLTP). A potência de ambas fica em 430 cv (com impressionantes 94,5 kgfm de torque) fornecida por dois motores elétricos.

O Seres 5 tem 4,71 metros de comprimento (menor que um Commander, por exemplo), mas com generosos 2,87 m de entre-eixos, 8 cm a mais que o próprio Jeep.

Mais para a frente virão mais dois elétricos, o M5 EVR e M7 EVR. O último, um utilitário híbrido batizado de E-5 PHEV, chega depois para concorrer com o Toyota Corolla Cross. A fabricante quer ainda ter o carro elétrico mais “em conta’ para concorrer o recém-lançado BYD Dolphin e o futuro GWM Ora 03, mas isso não acontece neste ano.

A Seres é uma empresa bem nova, fundada em 2016. Ela foi concebida inicialmente como SF Motors no Vale do Silício (EUA), produz veículos elétricos e seus investimentos vêm de dois grupos empresariais chineses, Dongfeng e Sokon (DFSK).

A marca tem sete fábricas no mundo, sendo duas na China, quatro nos Estados Unidos e uma no Japão. Os veículos do Brasil serão importados da Xangai.

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Fonte: direitonews

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