Terremoto no Afeganistão deixa mais de 800 mortos e milhares feridos


O terremoto, que começou no início da madrugada, destruiu aldeias no leste do Afeganistão, em Mazar Dara, província de Kunar, foi sentido na capital, Cabul, e se estendeu até o Paquistão.
Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, realiza reunião após inspeção do desenvolvimento da infraestrutura no Cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, Rússia, foto publicada em 24 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2025

Equipes de resgate foram mobilizadas em vários distritos da região montanhosa, perto da fronteira com o Paquistão, e o número de mortos pode aumentar, segundo as autoridades.
O governo informou que enviou helicópteros para transportar os feridos ao Aeroporto de Nangarhar, de onde são transferidos de ambulância para os hospitais regionais.
“Todas as nossas equipes foram mobilizadas para acelerar a assistência, para que um apoio abrangente e completo possa ser fornecido”, disse o porta-voz do ministério, Abdul Maten Qanee, à Reuters.
Vários países, incluindo a Rússia, a China e o Irã, expressaram disposição para ajudar o país.
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos – especialmente na cordilheira Hindu Kush, que fica perto da junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Em junho do ano passado, a província de Paktika foi atingida por um tremor de magnitude 5.9, que matou mais de 1.000 pessoas e deixou dezenas de milhares de desalojados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Os 10 carros até R$ 150 mil com pior consumo de combustível
Próxima Mercado reduz projeção de inflação e ajusta crescimento do PIB, aponta Focus