Tensão entre amigos: EUA negam pedido de Israel para ter isenção de visto norte-americano


Israel não atendeu aos requisitos de elegibilidade para ingressar no Programa de Isenção de Visto (VWP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, informou o Departamento de Estado dos EUA nesta quarta-feira (29).
Segundo o órgão citado pela Reuters, Tel Aviv ainda não concedeu passagem gratuita para palestinos-americanos em seus aeroportos e na Cisjordânia ocupada, o que Washington diz ser necessário para que Israel cumpra a condição de reciprocidade para ingressar no programa.
O anúncio da negativa vem depois que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse esperar que seu país aderisse em breve à isenção de visto.
“Israel ainda tem um trabalho significativo a ser concluído em um curto prazo para atender a todos os requisitos do programa”, que é até o final do ano fiscal em 30 de setembro, disse o vice-porta-voz Vedant Patel por e-mail à mídia.
A decisão do departamento acontece no mesmo momento em que acontece tensões se elevam entre o primeiro-ministro e o presidente norte-americano, Joe Biden, diante da reforma judicial que Tel Aviv quer promover no país.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu participa de uma reunião semanal de gabinete no escritório do primeiro-ministro em Jerusalém em 19 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023

Netanyahu disse hoje (29) que abordará nos próximos meses os requisitos pendentes, mas não ficou claro se Israel planejava mudar sua abordagem aos palestinos-americanos.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Estudantes de Chapada dos Guimarães produzem livro didático como forma de educação ambiental sobre o cerrado
Próxima Ipea eleva projeção de inflação para este ano, de 4,9% para 5,6%