Conforme o Aviso Meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina na manhã deste domingo, 14, a baixa pressão atmosférica continua deixando o tempo instável no Estado. No entanto, os volumes registrados até o momento ficaram abaixo do previsto, especialmente no Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, entre os planaltos e o Litoral catarinense, as chuvas seguem persistentes e, por vezes, intensas neste domingo, 14, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde são previstos os maiores volumes de precipitação. “Nessas áreas, até o final do dia, os acumulados devem ficar em torno de 75 a 100 mm, com pontos acima, principalmente nas áreas serranas do Litoral Sul e próximo à capital. Nessas regiões, a circulação marítima mantém as chuvas frequentes na segunda-feira, 15, totalizando acumulados entre 100 e 150 mm”, afirma equipe de monitoramento da Defesa Civil.
No Alto Vale do Itajaí, a chuva se mantém frequente ao longo do dia, variando de fraca a moderada intensidade na maior parte do tempo. Mas, em períodos da manhã e do início da tarde são previstas algumas pancadas de chuva mais intensas. De forma geral, na região, ao longo do domingo, 14, ainda são esperados acumulados entre 20 e 30 mm, podendo chegar a 40 mm em algumas áreas.
Monitoramento dos rios
Segundo a equipe de hidrologia da Defesa Civil, com os volumes registrados na bacia hidrográfica do rio Itajaí ao longo do sábado,13, e madrugada deste domingo, 14, os rios na região apresentam tendência de elevação, que deve seguir ao longo do dia devido à continuidade das chuvas. A previsão é que o nível do rio fique entre 7,5 e 8,5 metros no município de Rio do Sul e entre 7,0 e 8,0 metros em Blumenau.
As Barragens Oeste e Sul estão com 79,6% e 78,6% de ocupação, respectivamente. A equipe de hidrologia da Defesa Civil segue durante todo o dia realizando o monitoramento constante dos rios em toda a bacia.
No restante do estado, as chuvas ocorrem com menor intensidade e intercaladas por períodos de melhoria, portanto não são esperados acumulados expressivos, variando de 20 a 30 mm.
Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência em todo o estado. A Defesa Civil segue monitorando e pede que a população catarinense se mantenha atenta aos avisos e alertas da instituição.
Para mais informações e atualizações sobre a situação climática, acesse o site da Defesa Civil de Santa Catarina ou entre em contato pelos canais oficiais de comunicação.
Recomendações para a população
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
Fique atento a inclinação de postes e árvores;
Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
Fonte: noticiasagricolas