Tempestades e Geada Ameaçam o Sul do Brasil: Frente Fria deve chegar com Força


Entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa gaúcha, irá acentuar o contraste térmico entre o vento quente e úmido vindo do norte e o ar frio do sul. Esse contraste intensificará as tempestades, aumentando os volumes de chuva previstos. Rajadas de vento superiores a 80 km/h e queda de granizo estão previstas entre quarta e quinta-feira (23) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e na sexta-feira (24) em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, acompanhando o deslocamento da frente fria.

Chuvas Intensas e Possíveis Transtornos

O acumulado de chuva entre terça-feira (21) e sexta-feira (24) pode superar os 100 mm em algumas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente durante o deslocamento da frente fria do sul para o norte do estado. A forte instabilidade pode causar novos transtornos, incluindo alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Geada e Queda de Temperatura

Com a chegada da frente fria, as temperaturas, que ainda estarão elevadas na metade norte do Rio Grande do Sul e no centro do Brasil, despencarão rapidamente entre quinta e sexta-feira devido ao deslocamento do ar polar. A previsão de geada, adaptada do modelo Cosmo, indica que a intensidade da geada pode variar de fraca (verde) a moderada (amarelo) e forte (vermelho) no sábado (25) e domingo (26).

A partir de sexta-feira, o ar polar e a circulação de umidade oceânica manterão muitas nuvens sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A sensação de frio será intensificada pelas rajadas de vento oeste a sul, que podem superar 40 km/h.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Impacto no Sudeste

Na sexta-feira (24), o sistema frontal avançará até o Sudeste do Brasil, rompendo o bloqueio atmosférico e encerrando a sequência de dias quentes que vinham sendo observados no norte do Paraná, parte do Brasil central e na Região Sudeste.

Recomendações

Diante das condições climáticas severas previstas, a população é aconselhada a tomar precauções, evitando abrigar-se sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Tribunais em Ação reúne mais de 600 pessoas em debate sobre desenvolvimento da Região Oeste
Próxima Reconhecimento da Palestina por trio europeu expõe 'grande fracasso' na diplomacia de EUA e Israel