Adaptar, mitigar e implementar um modelo de desenvolvimento sustentável são os três principais desafios das cidades no enfrentamento à emergência climática. A avaliação foi feita pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante a Diálogo Político de Alto Nível da Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para a Ação Climática (Champ, na sigla em inglês), na última quarta-feira (5/11), no Rio de Janeiro.
“Nós temos que ir à causa do problema, porque não basta adaptar, é preciso mitigar. E nós temos que transformar o nosso modelo insustentável de desenvolvimento”, pontuou a ministra. “Aqui no Brasil, nós tivemos cidades que ficaram totalmente isoladas em relação às chuvas. Nós tivemos cidades que ficaram em situação de penúria em função da seca, em plena Amazônia. E nós tivemos um grande incêndio na maior planície única do planeta, que é o Pantanal. Isso é um sinal inequívoco da emergência climática, que exige de nós adaptação”.
Para fortalecer a atuação das cidades nesse processo, enfatizou Marina Silva, o governo federal tem disponibilizados ações específicas, como o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), o AdaptaCidades e o Plano Clima, iniciativas lideradas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em conjunto com outros órgãos.
Ainda em sua fala, a ministra ressaltou que o governo brasileiro tem priorizado ações para que esse esforço seja ampliado na Conferência do Clima, na próxima semana em Belém (PA).
“A COP30 precisa ser a COP da implementação, a COP que vai nos ajudar a evitar dois pontos de não retorno: em relação ao clima, que afeta nossas cidades e em relação ao multilateralismo climático”, explicou.
“O multilateralismo climático precisa ser fortalecido e a forma de fortalecê-lo é endereçando corretamente os temas que nós já decidimos com cooperação, inclusive recursos para adaptação”, acrescentou.
O Diálogo Político de Alto Nível foi organizado pela Bloomberg Philantropies, World Resources Institute (WRI) e Ministério das Cidades. O ministro da pasta, Jader Barbalho Filho, também participou do evento. O encontro integrou a programação do Fórum de Líderes Locais.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br






