Telescópio Webb detecta vestígios de vapor de água em exoplaneta ultraquente (VÍDEO)


O exoplaneta em questão é WASP-18 b, um gigante gasoso dez vezes mais massivo que Júpiter – o maior planeta do Sistema Solar. O planeta é bastante extremo, pois orbita uma estrela semelhante ao Sol, WASP-18, que se situa a cerca de 400 anos-luz da Terra, a uma distância média de apenas 3,1 milhões de quilômetros. Para ter uma ideia, Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, está a uma distância de 63,4 milhões de quilômetros do nosso astro.

Devido à essa proximidade da estrela hospedeira, as temperaturas do WASP-18 b são tão altas que a maioria das moléculas de água quebram, diz comunicado da NASA.

O espectro da atmosfera do planeta mostra claramente várias características de água diminutas, mas medidas com precisão, existente apesar das temperaturas extremas de quase 2.700 graus Celsius. É tão quente que quebraria a maioria das moléculas de água, entretanto, detectar sua presença fala da extraordinária sensibilidade de Webb para detectar a água restante”, avança o comunicado.
Além de ser tão massivo e quente, WASP-18 b apresenta acoplamento de maré, ou seja, o mesmo lado do planeta enfrenta constantemente a estrela, tal como ocorre com a Lua e Terra. Na sequência deste efeito, existem diferenças consideráveis na temperatura em toda a superfície do planeta. As medições de Webb, permitiram aos cientistas mapear pela primeira vez essas diferenças em detalhes.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governo prevê descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil para "novo carro popular"
Próxima Cientistas descobrem 4 novos geoglifos de Nazca usando aprendizagem profunda da IA (FOTOS)