Telegrama urgente de Blinken mostra alarme dos EUA sobre motim do Grupo Wagner na Rússia, diz mídia


De acordo com o portal Axios, o incomum telegrama teria sido enviado a todos os diplomatas dos EUA ao redor do mundo e mostrou o nível de alarme no governo Biden sobre os acontecimentos na Rússia e como era importante para a Casa Branca e o Departamento de Estado controlar a situação de mensagens nos EUA a este respeito.
Blinken teria dito no telegrama para que o pessoal do Departamento de Estado não discutisse a situação na Rússia com ninguém.
Ainda de acordo com a apuração, caso os diplomatas dos EUA fossem questionados sobre os acontecimentos na Rússia por representantes de governos estrangeiros, o telegrama dizia que eles deveriam apenas dizer que os EUA estão monitorando a situação.
O telegrama acrescentou que a situação estava sendo tratada diretamente pelo secretário e seus funcionários mais próximos, disseram as autoridades. O Departamento de Estado se recusou a comentar o caso.
Segundo um funcionário dos EUA, a intenção do telegrama teria sido garantir que nenhum diplomata norte-americano dissesse algo que pudesse fazer parecer que os EUA estavam envolvidos na crise de alguma forma.
O secretário de Estado afirmou em várias entrevistas no fim de semana que a crise era uma questão interna da Rússia e os EUA não estavam envolvidos de forma alguma.
Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 5 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Pintura de 'ancestral da pizza' italiana é encontrada em antigas ruínas romanas de Pompeia (FOTO)
Próxima Acusado de tráfico de drogas obtém acordo de não persecução penal após reviravolta no caso