Teerã e Washington ainda não estão próximos de um acordo nuclear, diz ministro iraniano


“A mídia está especulando sobre um acordo iminente entre Irã e EUA. Não tenho certeza se já chegamos lá”, escreveu Araghchi no X.
O chanceler afirmou que o Irã é sincero sobre uma solução diplomática que satisfaça todas as partes, mas é necessário um acordo que “encerre totalmente todas as sanções e defenda os direitos nucleares do Irã — incluindo o enriquecimento [de urânio]”.
O Irã e os Estados Unidos, com a mediação de Omã, realizaram cinco rodadas de negociações indiretas sobre a questão nuclear iraniana. A última delas ocorreu em Roma, no dia 23 de maio. Após as negociações, Araghchi anunciou mecanismos propostos por Omã que poderiam ajudar a remover obstáculos ao progresso das negociações. Tal progresso, disse o ministro iraniano, é possível em uma ou duas rodadas.
Israel avisou Trump sobre seus preparativos para atacar as instalações nucleares do Irã, diz mídia - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2025

Ao mesmo tempo, as contradições entre as partes se intensificaram antes da quinta rodada. Assim, antes das negociações, os Estados Unidos exigiram que o Irã abandonasse o enriquecimento de urânio; o lado iraniano rejeitou tais exigências, indicando que as partes não conseguiriam chegar a um acordo se os Estados Unidos insistissem que Teerã abandonasse a tecnologia de enriquecimento.
Apesar da postura irredutível num primeiro momento, o Irã admitiu a possibilidade de reduzir o nível de enriquecimento de urânio e também falou sobre sua disposição de permitir maior controle sobre suas atividades nucleares, a fim de demonstrar a natureza pacífica do seu programa nuclear.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Polícia Encontra Cemitério Clandestino do Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Próxima ONG realiza protesto contra perseguição a LGBTQIA+ no Irã durante cúpula do Brics no Rio