Técnicos de prefeituras participam de capacitação sobre ferramentas digitais


Crédito: Divulgação AMM

Com o objetivo de orientar técnicos das prefeituras sobre a utilização de ferramentas digitais para a gestão de documentos e de recursos públicos, a Associação Mato-grossense dos Municípios  (AMM) deu início nesta quinta-feira (17) a um curso de dois dias que conta com a presença de cerca de 130 representantes de municípios. A  Capacitação Gerencial em Sistemas de Gestão Pública e Modelos de Excelência de Gestão, que vai se estender até esta sexta-feira (18) no auditório da AMM,  é realizada em parceria com as secretarias de estado de Fazenda e de Planejamento.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que a modernização das práticas adotadas nas prefeituras é cada vez mais necessária, considerando a evolução da gestão pública e a natural adoção de medidas que buscam a economicidade, agilidade e sustentabilidade. “A informatização e a digitalização estão se consolidando na administração pública, pois garantem resultados muito mais satisfatórios. Nesta capacitação, vamos aperfeiçoar os conhecimentos das equipes das prefeituras sobre os sistemas eletrônicos utilizados nos âmbitos federal e estadual que são estratégicos para os municípios”, assinalou.

Fraga destacou que a instituição investe na realização de cursos e treinamentos  dos servidores para que as gestões aprimorem a sua competência técnica e ofereçam retorno imediato aos cidadãos. “Além das capacitações que promovemos na nossa sede, fizemos uma parceria com o Tribunal de Contas para a formação dos servidores, por meio de cursos que tiveram início este ano e vão se estender a 2023, com a abordagem de temas inerentes à gestão municipal”, frisou.

O conteúdo desta quinta-feira (17) será ministrado pela equipe da Associação que vai abordar os seguintes assuntos: Ações da AMM para Regularidade e Cumprimento de Prazos para Garantia de Políticas Públicas nos Municípios de Mato Grosso; Orientações sobre Cumprimento de Prazos e Observações de Notas Técnicas Emitidas pela AMM e Orientações sobre Sistemas de Contratos e Convênios e Plataforma Mais Brasil. A programação também inclui uma Oficina de Orientação sobre Sistemas de Contratos e Convênios e Plataforma Mais Brasil.

Nesta sexta-feira (18), representantes da Sefaz e da Seplag farão apresentações sobre o Modelo de Governança e Gestão pela Secretaria de Estado de Fazenda e Implantação do Sistema SigaDoc pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

O SigaDoc é um Sistema Integrado da Gestão Administrativa Documental, adotado pelo Poder Executivo de Mato Grosso para a produção e gestão de documentos nato-digitais, proporcionando maior agilidade, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental, primando pela segurança, integridade e acesso à informação.

A abertura da capacitação também contou com a presença do prefeito de Alto Paraguai, Adair Moreira, do vice-prefeito  de Nova Olímpia, Rímer de Oliveira, da coordenadora geral da AMM , Juliana Ferrari, da gerente de Apoio da Associação, Janaina Oliveira, entre outros.

Confira a programação

17 de novembro de 2022

08h00 – Cerimônia de Abertura

08h30 – Ações da AMM para Regularidade e Cumprimento de Prazos para Garantia de Politicas Públicas no Municípios de Mato Grosso

Expositora: Gerente do Setor de Apoio – Janaína Oliveira e Equipe

09h30 – Orientações sobre cumprimento de prazos e Observações de Notas Técnicas emitidas pela AMM

Expositora: Consultora Contábil – Cont. Waldna Fraga

10h30 – Orientações sobre Sistemas de Contratos e Convênios e Plataforma Mais Brasil

Expositora: Técnica em Sistemas de Convênios – Helen Marques Santiago

12h00 – Intervalo para Almoço

14h00 – Oficina de orientação sobre Sistemas de Contratos e Convênios e Plataforma Mais Brasil (Trazer o Notbook)

17h00 – Previsão de Encerramento

18 de novembro de 2022

08h30 – Modelo de Governança e Gestão pela Secretaria de Estado de Fazenda

Técnicos:  Vanderson Dutra Ferreira

                   Keila Coimbra Sanhes de Castro

                   André Luiz Cuiabano

12h00 – Intervalo para o Almoço

14h00 – O Processo Digital no Âmbito do Estado de Mato Grosso: a Implantação do Sistema SigaDoc pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão

Técnicos:  Vanda da Silva

Uiran Consta Strini de Barros

Samirrys Fernandez dos Santos

17h00 – Previsão de Encerramento

Fonte: amm

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