TCE-MT treina municípios para utilização de plataforma para monitoramento de metas


Crédito: TCE/MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) já treinou equipes de 48 municípios para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos. 

Ao longo de dois dias, técnicos das prefeituras de Dom Aquino, Porto dos Gaúchos, Nova Brasilândia, Porto Esperidião, Marcelândia, Colíder, Jauru e Paranaíta receberam informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização da plataforma.

De acordo com o subsecretário da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Integração (Seplan) do TCE-MT, Guilherme de Almeida, a capacitação está sendo realizada com as equipes que já concluíram a parte teórica do processo, que consiste na elaboração dos mapas estratégicos com objetivos, metas e a visão de cada município. “Sendo assim, agora foi dado início a etapa de inserção dos dados no Sistema GPE, que vai auxiliar na execução do planejamento e no monitoramento dos lançamentos.” 

Durante o encontro, realizado pela Seplan do TCE-MT em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o controlador interno de Porto dos Gaúchos, Natal Semensato, destacou a atuação do Tribunal de Contas em prol dos municípios. 

“O TCE vem sempre contribuindo para que a gente consiga trabalhar cada vez mais ferramentas, indo ao encontro dos anseios de controle do próprio Tribunal e da União para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, declarou.

Conforme o secretário municipal de Governo de Nova Brasilândia, após a adesão ao GPE, o município vem avançando na execução de suas políticas. “Sabemos que é preciso planejar e que o Poder Público precisa seguir este norte. Já adquirimos experiência depois que aderimos ao Programa.”

Além destes dez municípios, já receberam o treinamento Conquista D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Cláudia, Lambari D´Oeste, Matupá, Tabaporã, Nova Guarita, Nova Xavantina, Figueirópolis D´Oeste, Nova Mutum, Alto Taquari, Cotriguaçu, Nova Monte Verde, Santo Antônio do Leste, Curvelândia, Araputanga, Luciara, Rio Branco, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Gloria D´Oeste, Salto do Céu, Aripuanã, Araguainha, Sorriso, Itanhangá, Indiavaí, Itaúba, São José do Xingu, Curvelândia, Comodoro, Colniza e Jangada.

GPE

O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022 pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos.  

Além da validação dos mapas estratégicos de 100 municípios ainda em outubro deste ano, o TCE-MT ofertou o MBA em Gestão Estratégica por Resultados aplicada à Gestão Pública a dois servidores de cada prefeitura, que também será concluído no próximo mês.

Fonte: amm

Anteriores Repasse extra de setembro será pago na sexta junto com 1º decêndio do mês
Próxima Simpósio vai tratar sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos