TCE-MT e Unicef promovem capacitação para discutir buscas ativas escolar e vacinal


Crédito: Assessoria TCE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE_MT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) têm a expectativa de ter pelo menos dois técnicos de cada um dos 141 municípios de Mato Grosso na capacitação presencial que será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, em Cuiabá, para reforçar as estratégias dos programas Busca Ativa Escolar (BAE) e Busca Ativa Vacinal (BAV). A capacitação contará com duas oficinas, visando aprimorar o planejamento de ações para este ano e para 2024. A meta é ampliar o retorno de crianças às salas de aula e reforçar a imunização.

A mobilização do público-alvo está sendo feita pela equipe da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE-MT (COPEC), presidida pelo conselheiro Antonio Joaquim. Além da COPEC, a ação tem a participação da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (COPSAS), presidida pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

Ofício assinado pelo conselheiro-presidente José Carlos Novelli e pela oficial do Unicef, Judith Léveilée, foi encaminhado para todos os prefeitos (com cópia aos secretários municipais de Educação e de Saúde), com objetivo de sensibilizar e garantir a presença na capacitação dos coordenadores da Educação Básica, da Imunização e os coordenadores operacionais das estratégias Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal. Além disso, emails e mensagens pela plataforma whatsapp estão sendo enviados para secretários, gestores e coordenadores das Prefeituras Municipais.

Cada município pode inscrever até quatro técnicos na capacitação, preferencialmente até o dia 25 de outubro, para facilitar a operação logística. Na abertura da capacitação, dia 3 de outubro, de 15h30 às 18h30, o evento será realizado no auditório da Escola Superior de Contas. No dia 4 de outubro, o TCE e o Unicef dividirão o público em duas oficinas. Para a BAE, de 7h30 às 15h, nesse auditório; para a BAV, também de 7h30 às 15h, no auditório Liu Arruda. Depois, os dois grupos se reunirão no Auditório da Escola de Contas para finalizar os trabalhos.

O conselheiro Antonio Joaquim, que recepcionou a demanda do Unicef após reunião com a jornalista e oficial do Unicef Ida de Oliveira, no dia 29 de agosto, chama a atenção para a importância dessa ação envolvendo as duas instituições, pois busca melhorar os quadros de exclusão e abandono escolares e o de imunização. “Temos que alcançar a metas nessas duas estratégias. Nos dois casos, estamos falando do futuro e da saúde de crianças e adolescentes”, ponderou o conselheiro.

Fonte: amm

Anteriores Empresa com apenas 1 funcionário leva contrato de R$ 285,8 milhões na Saúde
Próxima Preço de remédios crescem 7% em agosto, aponta levantamento