TCE e Unicef reúnem 141 municípios e traçam estratégias para combater a evasão escolar


Crédito: Assessoria TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniram representantes dos 141 municípios do estado em uma articulação intersetorial, a fim de estabelecer metas e traçar estratégias para o combate à evasão escolar. O debate foi realizado durante o encontro “Mato Grosso unido pela infância: construindo compromisso para rematrícula escolar e imunização”.

Em oficina coordenada pela Comissões Permanentes de Educação e Cultura (Copec) do TCE-MT, que é presidida pelo conselheiro Antonio Joaquim, e pelo escritório regional do Unicef, equipes técnicas encarregadas pela plataforma Busca Ativa Escolar trataram dos indicadores e metas relacionados à exclusão escolar, resultados da estratégia em Mato Grosso, novidades de suas aplicações na rematrícula nos municípios e da percepção da necessidade de transversalidade e identificação de atores.

Secretária-executiva da Copec, Cassyra Vuolo chamou a atenção para o fato de que até setembro de 2023, segundo o Unicef, apenas 40% municípios de Mato Grosso tinham cumprido as metas de rematrículas”. ‘Isso quer dizer que existe um número significativo de crianças fora da sala de aula e o aluno que entra atrasado na escola, tem dificuldade para conseguir acompanhar os conteúdos, o que aumenta a possibilidade de abandono e de evasão escolar. No futuro, sem a educação adequada poderá haver perda de oportunidades e baixo nível de empregabilidade”, salientou a secretária. 

O representante nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vilmar Klemann, salientou a importância de expandir o olhar e a atuação, para além da sala de aula. “É extremamente importante cuidar da família, porque as vezes a questão que impede a criança de voltar para a escola ou permanecer nela está relacionada ao contexto familiar, social e não a ela propriamente dita.”

José Resende, supervisor do Busca Ativa em São José do Povo, comentou o valor do encontro, no qual o Unicef também apresentou as múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência no Brasil, com recorte para a situação de Mato Grosso. “Cada um contou sua experiência no município, apresentou o que deu certo, como fez para dar certo e pontos negativos para serem corrigidos. Essa dinâmica é muito importante.”

No mesmo sentido se manifestou a secretária municipal de Educação de Jangada, Djeane Almeida. “Nós temos que somar forças e o TCE-MT está próximo dos municípios, dando condições, buscando alavancar nossos indicadores. Isso é fundamental.”

O encontro

 Realizado pelo TCE-MT e pelo Unicef, o encontro “Mato Grosso unido pela infância: construindo compromisso para matrícula escolar e imunização” teve por intuito aprimorar estratégias para diagnosticar e resolver os déficits da cobertura vacinal e da evasão escolar.

Na abertura institucional da capacitação, na terça-feira (3), foi traçado um panorama dos dois setores. Já na quarta-feira (4), ao longo de todo dia, foram realizadas duas oficinas simultaneamente, sendo uma relacionada ao Busca Ativa Escolar e a outra ao Busca Ativa Vacinal.

Fonte: amm

Anteriores UFMT inscreve para Especialização em Gestão Financeira
Próxima Orientação para adesão à Nota Fiscal de Serviços está disponível