O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) têm a expectativa de ter pelo menos dois técnicos de cada um dos 141 municípios de Mato Grosso na capacitação presencial que será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, em Cuiabá, para reforçar as estratégias dos programas Busca Ativa Escolar (BAE) e Busca Ativa Vacinal (BAV). A capacitação contará com duas oficinas, visando aprimorar o planejamento de ações para este ano e para 2024. A meta é ampliar o retorno de crianças às salas de aula e reforçar a imunização.
A mobilização do público-alvo está sendo feita pela equipe da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE-MT (COPEC), presidida pelo conselheiro Antonio Joaquim. Além da COPEC, a ação tem a participação da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (COPSAS), presidida pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
Ofício assinado pelo conselheiro-presidente José Carlos Novelli e pela oficial do Unicef, Judith Léveilée, foi encaminhado para todos os prefeitos (com cópia aos secretários municipais de Educação e de Saúde), com objetivo de sensibilizar e garantir a presença na capacitação dos coordenadores da Educação Básica, da Imunização e os coordenadores operacionais das estratégias Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal. Além disso, emails e mensagens pela plataforma whatsapp estão sendo enviados para secretários, gestores e coordenadores das Prefeituras Municipais.
Cada município pode inscrever até quatro técnicos na capacitação, preferencialmente até o dia 25 de outubro, para facilitar a operação logística. Na abertura da capacitação, dia 3 de outubro, de 15h30 às 18h30, o evento será realizado no auditório da Escola Superior de Contas. No dia 4 de outubro, o TCE e o Unicef dividirão o público em duas oficinas. Para a BAE, de 7h30 às 15h, nesse auditório; para a BAV, também de 7h30 às 15h, no auditório Liu Arruda. Depois, os dois grupos se reunirão no Auditório da Escola de Contas para finalizar os trabalhos.
O conselheiro Antonio Joaquim, que recepcionou a demanda do Unicef após reunião com a jornalista e oficial do Unicef Ida de Oliveira, no dia 29 de agosto, chama a atenção para a importância dessa ação envolvendo as duas instituições, pois busca melhorar os quadros de exclusão e abandono escolares e o de imunização. “Temos que alcançar a metas nessas duas estratégias. Nos dois casos, estamos falando do futuro e da saúde de crianças e adolescentes”, ponderou o conselheiro.
Clique aqui para se inscrever nas palestras de abertura
Clique aqui para se inscrever na oficina do Busca Ativa Escolar
Clique aqui para se inscrever na oficina do Busca Ativa Vacinal
Fonte: amm