Tarifas sobre autopeças podem aumentar o custo de veículos novos e usados nos EUA, diz mídia


De acordo com o The New York Times, os custos com reparos e seguros também devem aumentar nas próximas semanas, como resultado da guerra comercial iniciada por Trump.
Essas tarifas mais recentes, decretadas em março pelo presidente dos EUA como parte de sua estratégia para promover a produção doméstica, se somam às tarifas de 25% sobre carros importados que entraram em vigor no início de abril.
De acordo com a publicação, esta segunda rodada de tarifas terá “um impacto mais amplo” do que a primeira, que se concentrou nos próprios veículos, já que mesmo carros fabricados nos Estados Unidos frequentemente têm motores, transmissões, baterias ou outros componentes produzidos em outros países.

“As tarifas sobre autopeças também devem aumentar o custo dos reparos e os prêmios de seguro, já que as peças de reposição ficarão mais caras. Além disso, o aumento dos preços dos carros contribuirá para a inflação geral, que Trump havia prometido reduzir”, alerta a publicação.

Donald Trump discursa durante uma festa de gala do America First Policy Institute em sua propriedade em Mar-a-Lago, 14 de novembro de 2024, em Palm Beach, Flórida - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2025

Para além disso, a mídia afirma que a medida gerará “efeitos colaterais imprevisíveis” e que esse novo cenário poderá levar à falência de inúmeros fornecedores internacionais, levando à escassez de autopeças nos EUA, afetando a cadeia produtiva e desacelerando a economia.

“Os fornecedores de automóveis já têm margens de lucro muito apertadas”, afirma Lenny LaRocca, especialista na indústria automobilística norte-americana da consultoria KPMG, no artigo. “Eles não conseguirão arcar com o custo total das tarifas de 25%.”

Na semana passada, foi anunciado que as tarifas sobre autopeças não iriam se aplicar a componentes do Canadá ou do México, desde que atendam aos requisitos do acordo comercial entre esses dois países e os EUA, conhecido como USMCA.
Também foi noticiado que as autopeças importadas não vão estar sujeitas a outras tarifas, como as de alumínio e aço. Além disso, as empresas que fabricam carros nos Estados Unidos estariam isentas, por dois anos, de pagar uma parte das tarifas sobre peças automotivas importadas.
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Fonte: sputniknewsbrasil

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