Em decreto divulgado na última quarta (30), que informou ao governo brasileiro o início da vigência das tarifas de 50% sobre a importação de produtos do país a partir de 6 de agosto, os Estados Unidos voltaram a afirmar que Bolsonaro é alvo de uma “caças às bruxas”. Jair responde a um processo com mais de 500 páginas de provas sobre a tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Para 57% dos brasileiros, atrelar o fim do tarifaço ao encerramento das investigações contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) é um erro do governo Trump, revelou o Datafolha. Já 36% dos entrevistados acreditam que o presidente norte-americano está certo e 7% não opinaram.
Entre os eleitores do ex-presidente, 66% consideram a medida norte-americana correta e outros 28% discordam. Já entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apenas 13% consideram a interferência para parar o processo contra Bolsonaro correta.
Além disso, o levantamento revelou que 50% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não sofre uma perseguição da Justiça brasileira, enquanto outros 45% veem o contrário.
Prejuízo à economia brasileira
Os dados mostraram ainda que 89% dos entrevistados acreditam que as tarifas de 50% sobre a importação de produtos brasileiros vai prejudicar a economia brasileira. Além disso, 77% afirmam que a situação vai impactar negativamente o próprio bolso.
Os entrevistados também foram questionados sobre a reação ao tarifaço no Brasil: para 72%, Lula deve tentar seguir negociando, enquanto 15% defenderam a mesma taxação à importação de produtos norte-americanos.
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas em 130 municípios, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: sputniknewsbrasil