Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante um evento neste sábado (12) em Cerquilho, no interior de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a responsabilidade por negociar com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é da diplomacia brasileira. A declaração ocorre em meio à preocupação com a entrada em vigor, a partir de 1º de agosto, de tarifas de até 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
“A competência para fazer a negociação é do governo federal, da diplomacia brasileira. Diplomacia brasileira que, ao longo dos anos, sempre se saiu muito bem”, disse Tarcísio.
O governador alertou para os prejuízos que o aumento das tarifas pode causar à economia paulista, destacando que o estado é o maior exportador brasileiro para os Estados Unidos. Ele citou especialmente os impactos sobre a Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, e sobre o setor de agronegócio.
“A gente obviamente está tentando nutrir a embaixada dos Estados Unidos de mais informações, vou dar um exemplo: se você pegar 30% dos voos que saem de Washington, do aeroporto Ronald Reagan, ou do LaGuardia, em Nova York, são feitos em aviões da Embraer. A gente está com comendas enormes da Embraer dos Estados Unidos, só a American Airlines encomendou 90 aeronaves”, afirmou.
Segundo Tarcísio, o chamado “tarifaço” acrescentaria cerca de US$ 9 milhões ao preço de cada aeronave, o que tornaria a operação economicamente inviável. Ele também alertou para perdas no setor sucroenergético e na citricultura. “Oitenta por cento do suco de laranja produzido em São Paulo têm os EUA como destino”, destacou.
Na última sexta-feira (11), Tarcísio se reuniu em Brasília com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para discutir a questão.
Apesar de ser aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador não mencionou o nome do ex-mandatário ao defender a necessidade de diálogo com os EUA. No entanto, o tema está diretamente ligado ao cenário político brasileiro. Na carta enviada ao governo brasileiro para justificar o aumento das tarifas, Donald Trump alegou uma suposta “caça às bruxas” contra Bolsonaro em razão das investigações sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Diante da gravidade do cenário, Tarcísio pediu uma atuação coordenada entre as esferas de governo. “É um momento que demanda união de esforços, sinergia, porque é algo complicado para o Brasil, para um segmento da nossa indústria, do nosso agronegócio. A gente precisa estar de mãos dadas agora para resolver essa questão”, declarou. “É questão de ponto de vista, nesse momento tenho que olhar o estado de São Paulo, sou o governador, existem interesses que precisam ser preservados, interesses das nossas empresas, dos nossos produtores. É isso que a gente tem que botar em primeiro lugar.”
Na sexta-feira, o presidente Donald Trump afirmou que pretende conversar “em algum momento, mas não agora” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a questão das tarifas. Ele também voltou a criticar o que considera um tratamento “injusto” a Bolsonaro.
Fonte: gazetabrasil