Após aparecer em testes pela primeira vez, o SUV derivado do Onix teve sua produção confirmada pela Chevrolet. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21), a fabricante anunciou que o modelo será feito na fábrica de Gravataí (RS) já em 2026, ao lado de Onix e Onix Plus. Com isso, a Chevrolet vai entrar oficialmente no acirrado segmento dos SUVs de entrada, brigando diretamente com Fiat Pulse, Renault Kardian e o inédito Volkswagen Tera.
A Chevrolet, aliás, vai usar uma estratégia parecida da Fiat com o Pulse, que tem como base um hatch compacto, o Argo. Porém, no caso da montadora norte-americana, a estrutura será a mesma do Onix, portanto o entre-eixos deve ser o mesmo de 2,55 m. Isso o coloca entre Volkswagen Tera (2,57 m) e Fiat Pulse (2,53 m), e bem abaixo do rival Renault Kardian (2,60 m).
Entretanto, vale dizer que para conseguir brigar com mais afinco entre os rivais, o SUV do Onix deve ser maior que o irmão. O comprimento, por exemplo, certamente ficará acima dos 4,16 m do Onix. O porta-malas, por sua vez, deverá crescer para além dos 275 litros do Onix atual.
O recente flagra publicado por Autoesporte antecipou alguns detalhes do design do SUV do Onix, que já roda com carroceria definitiva. Apesar de ter camuflagem pesada, nota-se que não há bitolas desproporcionais ou peças que parecem ter sido encaixadas de outro carro.
O SUV terá um grande compartilhamento de peças com o Onix. Portas, vidros, retrovisores e colunas A e B aparentam ser os mesmos no flagra. Por outro lado, a coluna C será ampliada, mudança motivada pelo novo desenho da traseira, que reforçará a “identidade SUV”. Haverá ainda novo caimento para o teto, aerofólio e vidro traseiro com formato inédito.
A Chevrolet também deu um pequeno spoiler em um vídeo publicado, mostrando que as lanternas não serão conectadas por uma barra iluminada, mas vão receber novos grafismos. Conforme na imagem abaixo, é possível ver que o desenho será novo.
Na frente, o capô é elevado e o para-choque também aparenta ter sido esticado, aumentando o comprimento do SUV de entrada. O rack de teto, outro elemento quase obrigatório no check list dos utilitários esportivos, também está lá. Por fim, a expectativa é de que o modelo adote os faróis de LED divididos já usados no Tracker e na Montana.
Embora não tenha imagens do interior, o flagra do protótipo deixa escapar a presença de sensores de estacionamento na dianteira, mais precisamente no para-choque. Os itens indicam que o modelo poderá ser equipado com o sistema Easy Park oferecido no Onix Premier. A tecnologia auxilia o motorista na hora de estacionar, realizando manobras automaticamente tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares.
Seja como for, o design da cabine deve ser bastante parecido com os de Onix e Onix Plus 2026, que receberam mudanças semelhantes ao que houve na Spin e na S10. Ou seja, deve adotar o painel digital de 8 polegadas e central multimídia de 11″, com conexão para os sistemas Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Não há qualquer confirmação relacionada a motorizações do futuro SUV de entrada. No entanto, não é difícil imaginar que a novidade compartilhe a mecânica com o Onix. A estratégia certamente inclui o 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta e 121 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de 6 marchas.
Há dúvidas sobre a utilização da versão aspirada do propulsor, que entrega até 82 cv e 10,6 kgfm de torque. É uma possibilidade, caso a Chevrolet queira competir em um leque maior de opções com o Tera, por exemplo. Menos provável é que o SUV de entrada aproveite o 1.2 turbo de 141 cv usado em Tracker e Montana.
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Fonte: direitonews