Aposta de peso da Chevrolet para atuar abaixo do Tracker, o fruto do projeto Carbon, também tratado como “SUV do Onix” aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecido. Em flagra recente, o crossover deixou à mostra detalhes importantes do visual e antecipou que o desenvolvimento do projeto está em fase bastante adiantada. O design, por exemplo, já foi finalizado e a carroceria usada no protótipo dos testes é definitiva.
As linhas serão inspiradas nos lançamentos mais recentes da marca e prometem conferir dose extra de personalidade ao modelo na comparação com o Onix. Isso porque o SUV compacto aproveitará boa parte da estrutura do hatch, no mesmo esquema que a Fiat fez com o Pulse em relação ao Argo. Não por acaso, o modelo da Stellantis será um dos principais rivais do novo Chevrolet, ao lado de Volkswagen Tera, Renault Kardian e do futuro nacional Omoda 3.
A partir do flagra publicado no início da semana, Autoesporte analisou detalhes e reuniu 10 aspectos interessantes do novo SUV, incluindo recursos do design, equipamentos e similaridades com o Onix. Confira!
Apesar da extensa camuflagem, o protótipo deixa escapar a presença de sensores de estacionamento na dianteira, mais precisamente no para-choque. Os itens indicam que o modelo poderá ser equipado com o sistema Easy Park oferecido no Onix Premier. A tecnologia auxilia o motorista na hora de estacionar, realizando manobras automaticamente tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares. O acionamento é feito através de um botão no painel. Esse poderá ser um diferencial do SUV em relação aos concorrentes.
Dentro da mesma receita do Fiat Pulse, que conserva as folhas de porta do Argo, o novo SUV da Chevrolet terá o mesmo design lateral do Onix hatch. O flagra deixa claro que as portas serão exatamente as mesmas, incluindo recortes, vincos e estilo das maçanetas. O parentesco direto gera economia de escala para a Chevrolet, reduzindo o tempo de desenvolvimento do projeto e simplificando os processos de produção do carro. Além da Fiat, a Volkswagen usou a mesma estratégia com o Nivus, que herdou as portas do Polo.
A mesma tática de simplificação e economia vale para a distância entre-eixos, que também será herdada do Onix hatch. Com isso, os 2,55 metros colocarão o SUV entre Volkswagen Tera (2,57 m) e Fiat Pulse (2,53 m), mas bem abaixo do Renault Kardian (2,60 m).
Por outro lado, o comprimento certamente ficará acima dos 4,16 m do Onix, acima dos principais rivais. O porta-malas, por sua vez, deverá crescer para além dos 275 litros do Onix atual.
Dentro da receita aventureira que caracteriza SUVs de entrada derivados de hatchbacks, o novato da Chevrolet não deixará de lado os tradicionais racks de teto. Os itens são parte importante do pacote visual que amplia a sensação de robustez do carro e, dependendo do modelo, pode até ser funcional. Na maioria dos casos, são pintados em tom contrastante com a carroceria e posicionados longitudinalmente.
No quesito estrutura da carroceria, o novo crossover terá a coluna C ampliada em relação ao Onix. A mudança será motivada pelo novo desenho da traseira, que reforçará a “identidade SUV” do modelo e o diferenciará ainda mais do hatch. Haverá ainda novo caimento para o teto, aerofólio e vidro traseiro com formato inédito.
Outra estratégia de design usada em modelos do tipo é a elevação do capô. Os rivais Pulse, Kardian e Tera já adotam o estilo e com o novato da Chevrolet não será diferente. A tática serve para ampliar a sensação de porte do carro e passar para o público características como robustez e imponência (qualidades bastante apreciadas pelos consumidores de SUVs).
Nessa mesma pegada, a dianteira terá para-choque exclusivo e alinhado com a proposta aventureira da categoria. São esperados apliques plásticos com cores contrastantes e abertura inferior ampliada, como no novo Tracker. Na traseira, o para-choque também será inédito e abrigará a placa de identificação.
Seguindo identidade visual adotada por todos os lançamentos recentes da Chevrolet, o SUV do Onix terá dianteira inspirada no Tracker e na Montana. A expectativa é de que os faróis sejam divididos e equipados com luzes de LED (recurso presente em todos os rivais diretos). Junto com o capô elevado e o para-choque mais robusto, o conjunto promete resultado arrojado e chamativo.
Nas laterais, o protótipo flagrado revela que os retrovisores também serão herdados da linha Onix. O compartilhamento de peças, vale lembrar, é estratégico para reduzir os custos de produção e gerar ganhos em economia de escala. O sistema de alerta de ponto cego, com aviso luminoso no próprio retrovisor, também deverá ser compartilhado com o hatch.
Na traseira, além do novo para-choque, o SUV do Onix terá lanternas inéditas. No flagra, é possível notar que as peças terão formato horizontal e serão bipartidas, ou seja, divididas pela abertura da tampa do porta-malas. A iluminação será feita por luzes de LED e promete efeito visual chamativo, principalmente à noite.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews