O pagamento do vale-gás acontece no mesmo calendário que o Bolsa Família. No entanto, é importante que as pessoas saibam que se trata de programas diferentes. Sendo assim, se uma pessoa recebe um, não quer dizer que ela vá receber também o outro, pois as regras são distintas.
Em 2022, durante o mandato do antigo presidente Jair Messias Bolsonaro, ele lançou o programa como uma forma de ir contra ao aumento do botijão de gás de cozinha e o pagamento do benefício começou a ser liberado no mesmo ano.
Próximo pagamento do vale-gás
Assim como mencionamos no início da matéria, o vale-gás é depositado na mesma data do benefício do Bolsa Família, seguindo o Número de Identificação Social (NIS). No entanto, a situação será diferente a partir do dia 18 de maio, pois o vale-gás não será pago.
A legislação que estabeleceu o programa do vale-gás determinou que a sua concessão ocorresse a cada dois meses, resultando em pagamentos bimestrais.
Considerando que o último pagamento foi efetuado em abril, o próximo será realizado somente em junho, seguindo esse padrão de intervalo de um mês entre os depósitos subsequentes.
Em abril, o montante depositado para o botijão de gás de cozinha de 13 kg correspondeu a R$ 110, equivalente a 100% da média nacional estabelecida. Fique atento aos próximos pagamentos que acontecerão no mês de junho:
- 19 de junho: Número final do NIS 1;
- 20 de junho: Número final do NIS 2;
- 21 de junho: Número final do NIS 3;
- 22 de junho: Número final do NIS 4;
- 23 de junho: Número final do NIS 5;
- 26 de junho: Número final do NIS 6;
- 27 de junho: Número final do NIS 7;
- 28 de junho: Número final do NIS 8;
- 29 de junho: Número final do NIS 9;
- 30 de junho: Número final do NIS 0.
Lembrando que pessoas cadastradas no CadÚnico e que possuam uma família com renda de até meio salário-mínimo, podem receber o benefício. Porém, recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social revelou que passou um pente-fino no programa, pois havia muita gente irregular.
Fonte: capitalist