Suprema Corte dos EUA autoriza governo a retirar arame farpado da fronteira com o México


A medida, aprovada por votação de cinco a quatro, representa vitória para o presidente Joe Biden em sua disputa com o governador do Texas, Greg Abbott, sobre as políticas de fronteira.
A disputa teve início quando Abbott ordenou a instalação de cercas de arame farpado ao longo da fronteira do estado com o México, visando conter o crescente número de migrantes indocumentados entrando nos EUA.
No mês passado, um tribunal federal de recurso havia determinado que os agentes parassem de remover o arame farpado, levando o Departamento de Justiça a buscar uma intervenção de emergência na última instância do judiciário.
A decisão da Suprema Corte anula o despacho de 19 de dezembro de 2023 do Tribunal de Recurso, permitindo que o governo continue suas operações na fronteira sem a interferência imposta pela ordem anterior.
Em Tecate, nos EUA, um agente de fronteira norte-americano se posiciona próximo do muro que separa o país do México, em 24 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2021

A remoção do arame farpado pelo governo federal é vista como sinal de mudança na abordagem da administração Biden em relação às políticas de imigração. Os meios de comunicação dos EUA relataram recentemente que 302 mil migrantes tentaram atravessar a fronteira sul em dezembro, marcando o número mais alto registrado em um único mês.
Esta cifra representa um desafio significativo para a administração de Biden, que já registrou três anos consecutivos de números recorde de migração indocumentada.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cotações mistas e com ampla variação marcam o mercado do frango nesta segunda-feira (22)
Próxima Safra dos Cafés do Brasil foi estimada em 58,08 milhões de sacas para este ano de 2024