Suprema Corte dos EUA analisará a elegibilidade de Trump para eleições no Colorado em 8 de fevereiro


O ex-presidente entrou com recurso contra a decisão judicial tomada pelo estado, que o impediu de participar das eleições deste ano, alegando envolvimento em uma insurreição devido à sua recusa em aceitar a derrota para Joe Biden, em 2020.
A Justiça do Colorado proferiu sua decisão em 19 de dezembro do ano passado, marcando precedente histórico ao aplicar cláusula constitucional da época da Guerra Civil dos EUA. A regra estabelece que uma pessoa envolvida em insurreição durante o exercício de um cargo público não pode ocupar novamente uma posição de liderança.
O ex-presidente Donald Trump gesticula após falar durante a Convenção do Partido Republicano da Carolina do Norte em Greensboro, Carolina do Norte, 10 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024

Esta é a primeira vez que tal regra é aplicada a um postulante, levando a alta Justiça americana a ser chamada a decidir sobre o caso.
O ex-presidente, agora o principal candidato à indicação presidencial republicana para 2024, recorreu à Suprema Corte para reverter a decisão do Colorado. O julgamento está marcado para 8 de fevereiro.
Embora o Colorado, onde os eleitores tendem a ser mais alinhados ao Partido Democrata, possa não ser crucial para Trump, iniciativas semelhantes em estados-chave, como o Michigan, podem influenciar significativamente o resultado das eleições.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Inteligência iraniana identifica um dos homens-bomba em ataque mortal
Próxima Rússia pede reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia