Sul registra geada, e frio avança para o Sudeste enquanto tempo quente segue no Brasil Central


Logotipo Notícias Agrícolas

Dois climas bastante opostos foram registrados sobre o Sul e o Centro-Oeste do Brasill entre a última segunda-feira (29) e a terça-feira (31). Enquanto que no Rio Grande do Sul houve geadas na próximo da divisa com o Uruguia, incêndios foram registrados sobre Mato Grosso do Sul.

No município de Hulha Negra-RS (vídeo abaixo), na região da Campanha, próximo da Serra do Sudeste, as temperarturas caíram para próximo de 0°C foram registradas geadas. Entretanto, as primeiras informações é de que o frio não atingiu áreas de lavouras.

De acordo com o que mostra o Inmet, a previsão é de que frio intenso sobre o sul do Rio Grande do Sul se repita pelo menos por mais um dia, com temperaturas mínimas próximas de 0°C. E além do estado gaúcho, um declínio de temperatura também foi registrado sobre Santa Catariana, Paraná e partes do Sudeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo potencial para declíncio de temperatura entre 3°C e 5°C que vale até a noite de quarta-feira (31). Esse aviso abrange deste o oeste e norte de Santa Catarina, passa por todo o Paraguai, praticamente todo o estado de São Paulo – com exceção de municípios mais ao norte -, sul de Minas Gerais, Rio de Grande e uma pequena área do sul de Santa Catarina.

No mapa de anomalia de temperatura a 2m, o Tropical Tidbits mostra que em áreas do sul do Brasil foram registradas temperaturas até 8°C abaixo do normal na última madrugada.

Na tarde desta terça-feira, as temperaturas devem ficar em torno de 8°C abaixo da média sobre o centro e oeste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Baixas temperaturas seguem também sobre o Rio Grande do Sul e demais áreas de Santa Catarina, Paraná e oeste de São Paulo.

Para a quarta-feira, a previsão é de termômetros em torno de 2°C abaixo da média, em algumas partes do Sul e de São Paulo. Já na quinta-feira, 1° de agosto, a tendência é de que as temperaturas votem além do normal.

Enquanto isso, em outras áreas, sobretudo no Centro-Oeste do Brasil, esta semana já começou com o predomínio das temperaturas acima da média. Desde o norte do Paraná a previsão é de tempo mais quente que o normal para esta época do ano, o que se intensifica sobre o Brasil Central.

O Tropical Tidits mostra temperaturas a partir de 2°C acima da média sobre todo o centro-norte do Brasil, começando sobre o noroeste do Paraná, ultrapassando 4°C a média em diversas regiões e chegando até mesmo em 8°C sobre o leste e nordeste de Minas Gerais e sul e sudeste da Bahia.

Temperatura_300724
Anomalia de temperatura prevista para a tarde desta terça-feira (30): Fonte Tropical Tidbits

Para esta terça-feira, o Inmet intensificou o alerta de baixa umidade, que deve variar entre 20% e 12% entre o centro-sul de Mato Grosso e Goiás e parte do Triângulo Mineiro, abrangendo locais mais próximos à divisa com o estado goiano.

Há também um alerta de baixa umidade do ar, que vale até a noite desta terça-feira, com valores entre 30% e 20%, desde o norte de Mato Grosso do Sul, passando pelo oeste e noroeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, oeste da Bahias, Tocantis, e sul dos estados de Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre.

Por conta desse tempo seco e sequência prolongada de dias sem chuvas, um incêndio foi registrado entre o domingo (28) e a segunda-feira (29) no município de São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul.

Leia mais:

+ Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS

Alerta_temposeco300724
Aviso de perigo potencial para baixa umidade do ar. Fonte: Inmet

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Serviço Secreto reconhece fiasco operacional no atentado contra Trump
Próxima Projeto 'Plantar Vida' da Ypê inicia plantio de 25 mil mudas para preservar Rio Camanducaia