Suécia lança foguete de pesquisa e atinge Noruega acidentalmente; Oslo critica condução do caso


O foguete atingiu uma altitude de 250 quilômetros, onde experimentos foram realizados em gravidade zero, segundo a Reuters.
“Ele pousou nas montanhas a 1.000 metros de altitude e a 10 quilômetros do assentamento mais próximo”, disse Philip Ohlsson, chefe de comunicações do SSC, à mídia.
O trabalho de recuperação da carga está em andamento e uma investigação está sendo iniciada para determinar os detalhes técnicos por trás da rota de voo não planejada, complementou Ohlsson.
Foguete chinês Long March-5 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023

Entretanto, a chancelaria da Noruega, através de um porta-voz do órgão enviado à Reuters, disse que “as autoridades norueguesas levam muito a sério qualquer atividade não autorizada no lado norueguês da fronteira”.
“No caso de qualquer violação de fronteira, os responsáveis ​​devem informar imediatamente as autoridades norueguesas relevantes, que incluíam o Ministério das Relações Exteriores, através dos canais adequados […]. O ministério não recebeu uma notificação formal do incidente das autoridades suecas”, acrescentou.
Ao mesmo tempo, o porta-voz também disse que o trabalho em território norueguês para resgatar qualquer destroço “também exigia consentimento prévio“.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Lei garante brinquedos adaptados para PcD em parques públicos de MT
Próxima Câmara autoriza recebimento de doação de imóvel do governo de SP para transferir o Hospital Sorocabana à gestão municipal